
Faça seu login
Acesse GrátisQuestões de Biologia - Embriologia
Questão 36 9508029
USS 2022/2O diagnóstico genético pré‐implantacional é um método usado durante a reprodução humana assistida, que permite a identificação de alterações cromossômicas e genéticas em embriões. O objetivo é selecionar embriões livres de modificações genéticas para posterior implantação no útero da paciente e consequente gestação.
Uma disfunção genética decorrente de alteração cromossômica, que pode ser identificada pelo diagnóstico genético pré‐implantacional, é:
Questão 32 3643096
FUVEST 2021A determinação do sexo em embriões de tartaruga-de-couro depende da temperatura a que o ovo foi exposto. Isso está relacionado à ação da enzima aromatase, que converte a testosterona em estradiol. A expressão gênica e a atividade dessa enzima nas gônadas são dependentes da temperatura, conforme indicado na figura.
Sobre a determinação do sexo em tartarugas-de-couro, é correto afirmar:
Questão 30 5581991
UFPR 2021Animais e plantas têm características relacionadas ao aumento das chances de sobrevivência e de reprodução em diferentes condições ambientais.
Com relação às características adaptativas presentes nos animais e nas plantas, assinale a alternativa correta.
Questão 20 4463266
Unichristus 2° Dia 2020/1No Brasil, é muito comum o desejo das gestantes em descobrir o sexo fetal. Assim, todas querem saber quando é possível ver o sexo do bebê pelo ultrassom. Infelizmente, não existe uma resposta para todas as gestantes, pois identificar o sexo do bebê depende de uma série de fatores. Por exemplo, a posição fetal pode dificultar ou impedir a identificação do sexo em idades gestacionais em que normalmente seria fácil identificar o sexo. Atualmente, sabemos que, até a 12a semana de gestação, o diagnóstico do sexo é impreciso e, após a 13a semana de gestação, ele pode atingir de 99 a 100% de acerto.
Disponível em: http://www.fetalmed.net/item/com-que-idade-gestacional-e-possivel-ver-o-sexo-do-bebe-no-ultrassom.html. Acesso em: 17 jul. 2020.
A ilustração a seguir que corresponde à fase embrionária (em corte transversal) que apresenta o folheto embrionário a partir do qual surgem os órgãos que comprovam o tipo de diagnóstico citado no texto é:
Questão 18 7153984
UNIMONTES 3° Etapa Biológicas 2020INSTRUÇÃO: A embriologia é o ramo da Biologia que estuda o desenvolvimento embrionário, isto é, as etapas pelas quais os embriões passam desde a fecundação até o nascimento. O trecho a seguir descreve um dos eventos realizados durante o desenvolvimento embrionário. Leia-o para responder à questão.
[...] há repetidas divisões do zigoto, resultado de um rápido aumento do número de células. O zigoto é dividido em duas células conhecidas como blastômeros, que então se dividem em quatro blastômeros, oito blastômeros, e assim por diante. [...] Essa divisão do zigoto em blastômeros [...] resulta na formação de uma esfera compacta de células conhecida como mórula, um fenômeno também chamado de compactação [...].
Disponível em: https://www.spectrun.com.br/blog/embriologia/embriao-humano-ao-nascimento-etapas-dafecundacao/#. Acesso em: 20 out. 2021. Adaptado.
Assinale a alternativa que corresponde ao período do desenvolvimento relacionado diretamente à ocorrência do evento indicado no trecho cima.
Questão 35 6319898
UniCesumar Serie 3 2019A primeira semana do desenvolvimento embrionário é marcada pela clivagem do zigoto e formação da mórula e do blastocisto.
A diferença entre essas estruturas está na presença, na última, de