Questões de Biologia - Plantas
A produção de amido, principal carboidrato presente na dieta do homem, depende do processo por meio do qual plantas, entre outros, transformam a energia luminosa em energia química. Para isso, a planta depende de uma série de enzimas responsáveis pela formação de ATP, pela transformação do CO2 e H2O em glicose e, posteriormente, em amido. Porém, existem alguns fatores essenciais à fotossíntese que em determinado momento, determina a velocidade do processo. Esse é denominado fator limitante, que, em certo instante, existe em menor quantidade.
Disponível em: Silva Jr., C., S. Sasson & N. Caldini-Jr. 2015. Biologia. 6. ed. Saraiva. São Paulo: Acesso em: 15/06/2021.
E, nessa situação, argumenta-se que
A taxa de fotossíntese nas plantas varia na proporção direta da quantidade de luz sob baixas intensidades de luz. Com intensidades mais altas, contudo, a taxa fotossintética aumenta mais lentamente ou se nivela à medida que a intensidade aumenta. A abertura estomática para entrada de CO2 permite a saída de vapor de água, o que pode prejudicar a planta em ambientes com pouca disponibilidade hídrica. Algumas plantas têm características especiais para evitar a perda de água durante o processo fotossintético.
Sobre este tema, marque a alternativa INCORRETA.
Os organismos fotossintetizantes usam energia solar para promover a síntese de moléculas orgânicas a partir do dióxido de carbono. Esses organismos nutrem não somente a si próprios, mas também a todos os demais organismos do mundo vivo.
Sobre as características da fotossíntese, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.
( ) A fotossíntese em eucariotos é realizada nos cloroplastos, organelas com um envoltório de duas membranas, que abrigam os tilacoides, onde se encontram os pigmentos fotossintetizantes.
( ) Os pigmentos clorofilas a e b e os carotenoides são moléculas que absorvem os comprimentos de luz, principalmente da cor verde, e refletem as cores vermelha, laranja, azul e violeta.
( ) Na fase fotoquímica, ocorrem a absorção da energia luminosa e o armazenamento das moléculas de ATP; na fase química, são sintetizados glicídios a partir do gás carbônico e dos hidrogênios.
( ) Em uma intensidade de luz menor que o ponto de compensação luminosa, a planta passa a produzir mais oxigênio através da fotossíntese do que é consumido na respiração, liberando oxigênio no ambiente.
( ) O ponto de saturação luminosa ocorre quando a taxa fotossintética atinge o máximo e se estabiliza, mesmo com o aumento da intensidade de luz, pois todas as moléculas de clorofila estão saturadas de energia luminosa.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.
Em experimento para avaliar a relação do local de plantio e a intensidade luminosa, duas plantas (A e B) de espécies diferentes foram submetidas à avaliação considerando a velocidade de reação da fotossíntese versus respiração, conforme apresentado nas figuras a seguir:
Acerca da comparação entre A e B, verifica-se que para o
Na piscicultura, costumam-se usar larvas de Artemia (crustáceo) para alimentar larvas de peixes. Ovos de Artemia são colocados em garrafas com água salgada e, sob condições ótimas de temperatura, luz e oxigênio, eles eclodem, liberando suas larvas, também conhecidas como náuplios. Para recolher os náuplios, coloca-se uma lâmpada branca fluorescente na boca da garrafa e estes começam a subir em direção ao gargalo.
Esse comportamento das artêmias é chamado de
Certas plantas só florescem em determinados meses do ano e o fator preponderante que exerce o papel de relógio biológico para elas é