Questões de Biologia - Plantas - Anatomia e Histologia Vegetal - Frutos e Pseudofrutos
47 Questões
Questão 18 14417637
ETEC 2025/1Uma pesquisa permitiu a identificação de algumas espécies de plantas domésticas muito populares em diversos países do mundo, por exemplo:
• na América do Sul, a planta doméstica mais popular foi a Passiflora caerulea (maracujá-azul). Essa planta se caracteriza por ser uma espécie de trepadeira, com folhas verde-escuras e flores de pétalas brancas, além de possuir filamentos roxos e azuis. Seus frutos possuem casca laranja, polpa comestível avermelhada e numerosas sementes.
• na América do Norte, a planta doméstica mais popular foi a Monstera deliciosa (costela-de-adão). Essa planta possui grandes folhas verdes em forma de coração, com recortes profundos formando furos. Ela também produz flores; suas sementes ficam no interior de frutos suculentos e comestíveis, cujo sabor lembra uma mistura de abacaxi com banana.
https://tinyurl.com/2e7j9f83 Acessoem:11.07.2024.Adaptado.
Assinale a alternativa que associa corretamente o grupo vegetal, ao qual pertencem as plantas domésticas descritas no enunciado, às suas respectivas características.
Questão 43 12043385
CEFET MG 2024As angiospermas formam um grupo de plantas com maior conjunto de organismos fotossintetizantes do planeta. As características biológicas encontradas nesse grupo são adaptações aos ambientes em que vivem e estima-se que existam
cerca de 450 mil espécies. O grande sucesso adaptativo das angiospermas é devido a vários fatores.
Dentre esses fatores, estão as estruturas específicas associadas a sua ampla dispersão, como a presença de
Questão 41 10734966
ETEC 2024Leia o texto para responder à questão.
A castanheira-do-brasil ou castanheira-do-pará (Bertholletia excelsa), árvore nativa da Amazônia, chega a atingir cerca de 50 metros de altura, com diâmetro, na base, superior a 4 metros ou mais. Seus frutos secos, lenhosos e esféricos são chamados ouriços, os quais podem ter massa de até 1,5 kg, podem atingir entre 10 a 15 centímetros de diâmetro e contêm muitas sementes em seu interior.
Quando maduros, os frutos contendo as sementes despencam das árvores. Essas sementes, conhecidas como castanhas-do-brasil, estão envoltas, cada uma, em uma casca dura, parecida com madeira, que protege as amêndoas internas. Essas amêndoas são ricas em ômega 3, fibras, proteínas, carboidratos, vitaminas e minerais. Seu consumo regular, em pequenas quantidades, é saudável, porque auxilia, por exemplo, no fortalecimento do sistema imunológico e na minimização dos problemas de depressão, fadiga e estresse.
Na natureza, o principal dispersor dessas sementes é a cutia, já que é um dos poucos animais que consegue roer o ouriço e a casca da castanha, para comer a amêndoa da castanheira. Como são muitas castanhas num mesmo ouriço, a cutia enterra algumas para comer depois, e, geralmente, não volta para pegá-las. Assim, a floresta terá sementes plantadas em seu solo, as quais serão, futuramente, novas castanheiras.
Fonte dos dados: https://tinyurl.com/5hapxbxa Acesso em: 11.08.2023.
Com base no texto, é correto afirmar que as castanheiras possuem
Questão 37 9308018
UEL Conhecimentos Gerais 2023Observe as imagens, leia o texto a seguir e responda à questão.
Falecido recentemente, Jaider Esbell (1979-2021), artista e curador indígena da etnia Makuxi, assumiu um papel central para a consolidação da Arte Indígena Contemporânea no Brasil. Meses antes de sua morte, expôs cerca de 60 obras, em uma produção que combinou pintura, escrita, desenho, instalação e performance para entrelaçar discussões entre cosmologias, narrativas míticas originárias, espiritualidade, críticas à cultura hegemônica e preocupações socioambientais. A exposição buscou ser mais do que uma introdução aos saberes dos povos originários, configurando-se como um convite para o diálogo e para uma nova forma de enxergar o mundo. Esbell debruçou-se sobre as visões em torno da árvore-pajé, Jenipapo ou Ruku, da qual se produz a tinta natural aplicada por povos indígenas em pinturas corporais e utilizada em cerimônias rituais. De coloração azul escuro, a tinta é extraída do mesocarpo e endocarpo de frutos verdes. O jenipapo é um angiosperma funcionalmente dioico que pertence à família Rubiaceae, caracterizado por apresentar fruto tipo indeiscente, cor amarelo-alaranjado, com epicarpo pardo e aroma intenso. O conhecimento dos organismos quanto à morfossistemática biológica moderna enfatiza as relações filogenéticas das espécies, diferente da classificação dos povos tradicionais, que agrupam as espécies com base em seus usos e propriedades.
Adaptado de: galeriamillan.com.br
Com base nos conhecimentos sobre a estrutura de frutos, representada pelo jenipapo em corte transversal indicado na imagem 3, assinale a alternativa correta.
Questão 39 11475189
UEMA 60+ 2022O Brasil é considerado um país megadiverso, com uma flora diversificada, presente nos seus diferentes biomas, com características especialmente típicas, com espécies vegetais com diferentes usos populares, principalmente de utilização medicinal. E no Maranhão não é diferente! Em todo o estado é comum o uso de plantas medicinais, especialmente na forma de chás ou efusões. Diversos grupos culturais recorrem às plantas como recursos terapêuticos e, nos últimos anos, intensificou-se seu uso como alternativa ou complementar aos tratamentos da medicina tradicional.
Flora medicinal do Maranhão, Brasil: espécies vegetais e suas indicações terapêuticas no uso popular http://www.sustenere.co/index.php/nature/article/view/CBPC2318-2881.2020.001.0008
Sobre o uso de plantas medicinais, qual órgão vegetal é mais comumente usado para fazer o chá?
Questão 29 9989052
CEFSA Conhecimentos Gerais 2022/2A imagem apresenta as três partes constituintes de um fruto.
(www.mundoecologia.com.br)
Após a polinização e a fecundação, o epicarpo, o mesocarpo e o endocarpo se desenvolvem a partir de uma estrutura da flor denominada
Pastas
06