Questões de Biologia - Plantas - Anatomia e Histologia Vegetal - Tecidos Meristemáticos
26 Questões
Leia o texto para responder à questão.
Uma das lendas folclóricas brasileiras narra a história de Naiá, uma jovem que amava a Lua (chamada de Jaci pelos tupis-guaranis) e sonhava que a deusa pudesse transformá-la em uma estrela. Até que, em uma noite, Naiá viu a imagem da deusa na superfície de um lago e, pensando que a Lua descera para se banhar, mergulhou ao seu encontro e se afogou. Jaci, comovida pelo sacrifício de Naiá, transformou-a na “Estrela das Águas”, planta aquática conhecida por suas grandes folhas flutuantes e de formato circular, chamada posteriormente de vitória-régia.
É por isso que as flores brancas e perfumadas da vitória-régia só se abrem à noite, como uma forma de homenagear Jaci.
A capacidade de flutuação das folhas da vitória-régia é resultado de diversas adaptações evolutivas para sobreviver em ambientes aquáticos: a forma circular contribui para que haja uma distribuição uniforme do peso e, principalmente, suas folhas têm uma série de compartimentos cheios de ar nos tecidos vegetais, o que as ajuda a manter sua flutuação.
Essas adaptações podem ser comparadas ao uso de
Observe as imagens, leia o texto a seguir e responda à questão.
Falecido recentemente, Jaider Esbell (1979-2021), artista e curador indígena da etnia Makuxi, assumiu um papel central para a consolidação da Arte Indígena Contemporânea no Brasil. Meses antes de sua morte, expôs cerca de 60 obras, em uma produção que combinou pintura, escrita, desenho, instalação e performance para entrelaçar discussões entre cosmologias, narrativas míticas originárias, espiritualidade, críticas à cultura hegemônica e preocupações socioambientais. A exposição buscou ser mais do que uma introdução aos saberes dos povos originários, configurando-se como um convite para o diálogo e para uma nova forma de enxergar o mundo. Esbell debruçou-se sobre as visões em torno da árvore-pajé, Jenipapo ou Ruku, da qual se produz a tinta natural aplicada por povos indígenas em pinturas corporais e utilizada em cerimônias rituais. De coloração azul escuro, a tinta é extraída do mesocarpo e endocarpo de frutos verdes. O jenipapo é um angiosperma funcionalmente dioico que pertence à família Rubiaceae, caracterizado por apresentar fruto tipo indeiscente, cor amarelo-alaranjado, com epicarpo pardo e aroma intenso. O conhecimento dos organismos quanto à morfossistemática biológica moderna enfatiza as relações filogenéticas das espécies, diferente da classificação dos povos tradicionais, que agrupam as espécies com base em seus usos e propriedades.
Adaptado de: galeriamillan.com.br
Com base nos conhecimentos sobre a estrutura de frutos, representada pelo jenipapo em corte transversal indicado na imagem 3, assinale a alternativa correta.
A disponibilidade de água é um importante fator de produtividade vegetal, especialmente relevante para plantas de deserto. Em plantas adaptadas a condições ambientais áridas, os caules são suculentos porque armazenam água para utilizar durante os longos períodos de seca.
O tecido vegetal envolvido no processo de armazenamento de água nessas plantas é:
O tecido que forma os diversos tecidos vegetais e cujas células apresentam alta capacidade de se dividir é denominado de
Nas plantas, as células que se multiplicam ativamente por mitoses se encontram:
Associe a estrutura vegetal com sua função.
Função
1 – Secreção
2 – Proteção
3 – Sustentação
4 – Condução
Estrutura vegetal
( ) Traqueídes
( ) Acúleos
( ) Nectário
( ) Esclereides
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Adicionar à pastas
06
Faça seu login GRÁTIS
Minhas Estatísticas Completas
Estude o conteúdo com a Duda
Estude com a Duda
Selecione um conteúdo para aprender mais: