
Faça seu login
Acesse GrátisQuestões de Biologia - Biotecnologia e Engenharia Genética
Questão 14 9116570
FATEC 2023/1Até a década de 1980, a insulina aplicada nas pessoas diabéticas era extraída do pâncreas de bois e porcos por ser parecida com a humana.
Com os avanços nos conhecimentos sobre genética e biologia molecular, e nas técnicas de manipulação do DNA, a insulina sintética passou a ser produzida em laboratório por meio da técnica de DNA recombinante.
Nessa técnica, as bactérias que receberam o gene responsável pela produção da insulina são denominadas bactérias modificadas, nas quais o gene inserido será replicado.
As bactérias modificadas passam a produzir insulina humana porque receberam
Questão 45 9341653
UESB 2° Dia 2023Dentre os importantes avanços dos estudos na área da genética, destaca-se a tecnologia do DNA recombinante, obtida a partir da utilização de enzimas que cortam o DNA em locais específicos e enzimas que permitem a adesão das partes cortadas a outro segmento de DNA.
As duas enzimas envolvidas nessa técnica são, respectivamente, as enzimas
Questão 38 9510167
USS 2023/1A tecnologia do DNA recombinante pode ser empregada na biossíntese de insulina humana, trazendo enorme avanço na área da medicina. Atualmente, produtos farmacêuticos sintetizados por meio dessa tecnologia são utilizados para tratar diversas doenças.
A produção de insulina pela técnica do DNA recombinante tem impacto favorável na saúde de indivíduos:
Questão 112 9663031
UnB 2° Dia 2023Em 2021, comemorou-se o centenário da descoberta e da produção da insulina. No Brasil, a produção de insulina recombinante iniciou-se mediante a colaboração entre a empresa Biobrás e pesquisadores da Universidade de Brasília.
Considerando o texto precedente como motivador, julgue o item.
Na produção de insulina com uso da tecnologia de DNA recombinante, ocorre a inserção do gene que codifica a insulina em plasmídeos, os quais, posteriormente, são introduzidos em bactérias.
Questão 61 6370240
UPF Verão 2022O processo biotecnológico pelo qual é realizada a transferência de material genético entre espécies sexualmente incompatíveis denomina-se:
Questão 10 6828132
OBB 2022Leia o texto abaixo e responda a questão.
Cientistas recebem US$ 15 milhões para ressuscitar mamute extinto há 4 mil anos
Os defensores dizem que trazer de volta o mamute em uma forma alterada pode ajudar a restaurar o frágil ecossistema da tundra ártica
Geneticistas liderados pela George Church da Harvard Medical School, pretendem trazer o mamute peludo, que desapareceu há 4.000 anos, de volta à vida. Os esforços receberam um grande impulso com o anúncio de um investimento de US$ 15 milhões. Com o aporte, os cientistas imaginam um futuro onde o gigante da era do gelo com presas será restaurado ao seu habitat.
Os defensores dizem que trazer de volta o mamute em uma forma alterada pode ajudar a restaurar o frágil ecossistema da tundra ártica, combater a crise climática e preservar o ameaçado elefante asiático, a quem o mamute peludo – ou lanoso, como também é chamado – está mais intimamente relacionado. No entanto, é um plano ousado repleto de questões éticas.
O objetivo não é clonar um mamute — o DNA que os cientistas conseguiram extrair do mamute lanoso permanece congelado no permafrost está muito fragmentado e degradado —, mas criar, por meio da engenharia genética, um híbrido de elefantemamute vivo e ambulante que seria visualmente indistinguível de seu antecessor extinto. Segundo Church, a equipe de pesquisa analisou os genomas de 23 espécies vivas de elefantes e mamutes extintos. Os cientistas acreditam que precisarão programar simultaneamente “mais de 50 mudanças” nos genes do elefante asiático para dar a ele as características necessárias para sobreviver e prosperar no Ártico.
A reintrodução de mamutes e outros mamíferos de grande porte nesses locais ajudará a revitalizar esses ambientes e a desacelerar o degelo do permafrost e a liberação de carbono.
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/tecnologia/cientistasrecebem-us-15-milhoes-para-ressuscitar-mamute-extinto-ha-4- mil-anos/ (modificado)
Suponha que o DNA nuclear obtido a partir da hibridização mamute-elefante seja colocado em um óvulo anucleado de uma elefanta e se desenvolva em seu útero.
Pode-se afirmar que nesse caso a organela que possuirá DNA idêntico ao da elefanta será o (a):