Questões de Biologia - Biotecnologia e Engenharia Genética - Exames do DNA
46 Questões
Questão 26 12691311
UFAM PSI - CG 2 2023Um teste de DNA foi solicitado por uma mulher (mãe) que queria confirmar a paternidade de uma menina. Ela levou amostras de tecido dela, da menina e de cinco voluntários (Vol.). Os resultados estão mostrados na figura a seguir
Após análise dos fragmentos de DNA, pode-se concluir que o pai biológico da menina é o:
Questão 31 9826543
UFMS PSV 2023A PCR (Polymerase Chain Reaction) é utilizada para amplificar determinadas STR, usando conjuntos de oligonucleotídeos iniciadores marcados com diferentes marcas fluorescentes. O comprimento da região e, portanto, o número de repetições podem ser determinados por eletroforese. A etapa de PCR permite o uso desse método mesmo quando o DNA estiver em más condições ou só disponível em diminutas quantidades. Em um caso de assassinato, por exemplo, esse método pode ser utilizado para comparar amostras de DNA do suspeito, da vítima e de uma pequena quantidade de sangue encontrada na cena do crime. Em 2012, ocorreu um assassinato no qual havia três suspeitos principais (João Gomes, Carlos Henrique e Paulo Souza). Foi realizada uma PCR nas amostras de DNA da cena do crime e dos três suspeitos, sendo o resultado visualizado a seguir, por eletroforese em gel:
Com base na ilustração do resultado, é correto afirmar que:
Questão 105 9530088
UnB - PAS 2021/3A obra Trouxas ensanguentadas, de Arthur Barrio, foi um manifesto à desova de corpos de pessoas torturadas e assassinadas durante o regime militar no Brasil. Em 2014, foi criado o Grupo de Trabalho Perus, com o objetivo de fazer a análise dos remanescentes humanos em um cemitério clandestino em São Paulo. O trabalho visava identificar desaparecidos políticos cujas histórias indicavam que seus corpos haviam sido colocados nesse local na época do regime militar. Esse grupo de trabalho realizou os processos de limpeza dos remanescentes humanos, a análise antropológica e a coleta de amostras ósseas para exames genéticos que permitissem a identificação dos corpos.
Internet: www.unifesp.br (com adaptações).
A partir do texto precedente, e considerando que a análise genética é feita com base na coleta de material dos familiares dos desaparecidos, julgue o item.
O método utilizado para a identificação das ossadas é o mesmo empregado nos testes de paternidade.
Questão 112 6165564
ENEM 2° Dia (Prova Azul) 2021Os búfalos são animais considerados rústicos pelos criadores e, por isso, são deixados no campo sem controle reprodutivo. Por causa desse tipo de criação, a consanguinidade é favorecida, proporcionando o aparecimento de enfermidades, como o albinismo, defeitos cardíacos, entre outros. Separar os animais de forma adequada minimizaria a ocorrência desses problemas.
DAMÉ, M. C. F.; RIET-CORREA, F.; SCHILD, A. L. Pesq. Vet. Bras., n. 7, 2013 (adaptado).
Qual procedimento biotecnológico prévio é recomendado nessa situação?
Questão 93 1429882
ENEM PPL 2° dia 2019Um pesquisador observou, em uma árvore, um ninho de uma espécie de falcão. Apenas um filhote apresentava uma coloração típica de penas de ambos os pais. Foram coletadas amostras de DNA dos pais e filhotes para caracterização genética dos alelos responsáveis pela coloração das penas. O perfil de bandas obtido para cada indivíduo do ninho para os lócus 1 e 2, onde se localizam os genes dessa característica, está representado na figura.
Padrões de bandas em gel das moléculas de DNA dos indivíduos
Dos filhotes, qual apresenta a coloração típica de penas dos pais?
Questão 38 1374954
USS (Univassouras) 2019/2O diagnóstico por DNA é usualmente utilizado para determinar a paternidade, uma vez que aproximadamente metade do material genético dos filhos é proveniente de cada genitor. Para a realização do teste de paternidade, é preciso recolher amostras de células da mãe, do filho e do pai. O DNA dessas amostras é extraído e fragmentos da molécula são separados por uma corrente elétrica, de acordo com seu tamanho, por meio de um processo chamado eletroforese. O resultado é analisado a partir da comparação dos fragmentos dos filhos em relação aos dos pais.
A figura abaixo representa o resultado do exame de DNA de um casal e de 4 crianças.
A criança que descende geneticamente do casal é a de número:
Pastas
06