
Faça seu login
Acesse GrátisQuestões de Biologia - Biotecnologia e Engenharia Genética
Questão 14 9116570
FATEC 2023/1Até a década de 1980, a insulina aplicada nas pessoas diabéticas era extraída do pâncreas de bois e porcos por ser parecida com a humana.
Com os avanços nos conhecimentos sobre genética e biologia molecular, e nas técnicas de manipulação do DNA, a insulina sintética passou a ser produzida em laboratório por meio da técnica de DNA recombinante.
Nessa técnica, as bactérias que receberam o gene responsável pela produção da insulina são denominadas bactérias modificadas, nas quais o gene inserido será replicado.
As bactérias modificadas passam a produzir insulina humana porque receberam
Questão 61 6370240
UPF Verão 2022O processo biotecnológico pelo qual é realizada a transferência de material genético entre espécies sexualmente incompatíveis denomina-se:
Questão 10 6828132
OBB 2022Leia o texto abaixo e responda a questão.
Cientistas recebem US$ 15 milhões para ressuscitar mamute extinto há 4 mil anos
Os defensores dizem que trazer de volta o mamute em uma forma alterada pode ajudar a restaurar o frágil ecossistema da tundra ártica
Geneticistas liderados pela George Church da Harvard Medical School, pretendem trazer o mamute peludo, que desapareceu há 4.000 anos, de volta à vida. Os esforços receberam um grande impulso com o anúncio de um investimento de US$ 15 milhões. Com o aporte, os cientistas imaginam um futuro onde o gigante da era do gelo com presas será restaurado ao seu habitat.
Os defensores dizem que trazer de volta o mamute em uma forma alterada pode ajudar a restaurar o frágil ecossistema da tundra ártica, combater a crise climática e preservar o ameaçado elefante asiático, a quem o mamute peludo – ou lanoso, como também é chamado – está mais intimamente relacionado. No entanto, é um plano ousado repleto de questões éticas.
O objetivo não é clonar um mamute — o DNA que os cientistas conseguiram extrair do mamute lanoso permanece congelado no permafrost está muito fragmentado e degradado —, mas criar, por meio da engenharia genética, um híbrido de elefantemamute vivo e ambulante que seria visualmente indistinguível de seu antecessor extinto. Segundo Church, a equipe de pesquisa analisou os genomas de 23 espécies vivas de elefantes e mamutes extintos. Os cientistas acreditam que precisarão programar simultaneamente “mais de 50 mudanças” nos genes do elefante asiático para dar a ele as características necessárias para sobreviver e prosperar no Ártico.
A reintrodução de mamutes e outros mamíferos de grande porte nesses locais ajudará a revitalizar esses ambientes e a desacelerar o degelo do permafrost e a liberação de carbono.
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/tecnologia/cientistasrecebem-us-15-milhoes-para-ressuscitar-mamute-extinto-ha-4- mil-anos/ (modificado)
Suponha que o DNA nuclear obtido a partir da hibridização mamute-elefante seja colocado em um óvulo anucleado de uma elefanta e se desenvolva em seu útero.
Pode-se afirmar que nesse caso a organela que possuirá DNA idêntico ao da elefanta será o (a):
Questão 65 7111192
Unichristus 2022Essas figuras ilustram a aplicação de um processo biotecnológico mais proximamente relacionado à(s)
Questão 21 9705874
IMEPAC Itumbiara 2022/1Governo autoriza importação de mais uma variedade de milho transgênico dos EUA
A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) aprovou a importação de mais uma variedade de milho transgênico dos Estados Unidos (EUA), o DP-ØØ4114-3. Ele e seus derivados poderão ser usados na alimentação humana e para ração. Em maio já tinha sido liberado o transgênico DAS-59122-7. Os milhos, assim como outros alimentos com qualidades selecionadas, podem ser obtidos de duas formas: na primeira, duas ou mais variedades se misturam no campo; a segunda é feita em laboratório. Neste último caso, certas características são unidas em um só produto, como por exemplo, a resistência a insetos e a tolerância a herbicida, obtendo um produto com os dois benefícios.
Disponível em: https://g1.globo.com/economia/agronegocios/ noticia/2021/06/17/governo-autoriza-importacao-de-mais-umavariedade-de-milho-transgenico-dos-eua.ghtml. Acesso em: 26 ago. 2021 (adaptado).
De acordo com o texto, os alimentos com características selecionadas podem ser obtidos de duas formas, sendo elas, respectivamente
Questão 27 3642231
FUVEST 2021Uma variedade de milho (Milho Bt) foi modificada com a inserção de genes da bactéria Bacillus thuringiensis, que produzem proteínas Cry, tóxicas para insetos como as lagartas que atacam suas lavouras. Essas proteínas bloqueiam o trato digestório dos insetos, levando-os à morte. Em aves e mamíferos que também se alimentam de milho, as proteínas Cry são inativadas durante a digestão ácida, perdendo sua ação sobre esses animais.
A alternativa que indica corretamente um aspecto positivo e um negativo dos efeitos desta modificação genética do milho para o ser humano é: