Questões de Biologia - Biotecnologia e Engenharia Genética - Transgênicos
137 Questões
Questão 30 12668735
UEA - SIS 2ª Etapa 2024/2026Responsável por prejuízos estimados em R$ 5 bilhões a cada safra, a maior ameaça à cultura da cana-de-açúcar no Brasil é um inseto-praga: a mariposa Diatraea saccharalis em sua fase larval, mais conhecida como broca-da-cana. Para combatê-la, uma empresa paulista utiliza organismos ainda menores e ferramentas da engenharia genética. A startup desenvolve variedades de cana transgênica que associam a expressão de duas proteínas bioinseticidas da bactéria Bacillus thuringiensis (Bt) com um gene extraído de outro microrganismo, Agrobacterium sp., que confere maior tolerância ao herbicida glifosato.
(https://revistapesquisa.fapesp.br. Adaptado.)
Para a obtenção de um organismo transgênico em laboratório é necessário
Questão 51 10836260
UERR 2024/1O Brasil é pioneiro na liberação de Aedes aegypti transgênicos, sendo feitos testes desde a década passada em cidades na Bahia e no interior paulista. O mosquito transgênico desenvolvido é criado num ambiente rico em tetraciclina. O gene letal introduzido é o tTAV, feito a partir de DNA sintético baseado em uma fusão de sequências da bactéria Escherichia coli e do vírus do herpes simples. “Em laboratório, o antibiótico, em alta concentração, é capaz de inibir a expressão do gene letal que ele carrega. No campo, o inseto macho transgênico copula com a fêmea, que depois coloca os ovos. Os ovos eclodem e saem larvas, que são de vida aquática. Contudo, essa prole não encontra nesse meio a concentração elevada de tetraciclina. Então o gene letal é expressado e a larva morre. Esse é um resumo geral do processo”, diz o engenheiro-agrônomo Alberto Soares Corrêa.
Internet: revistapesquisa.fapesp.br (com adaptações).
Depreende-se do texto precedente que, na produção dos mosquitos transgênicos, foram empregadas técnicas de engenharia genética que envolvem o uso de
Questão 135 13432038
ENEM PPL 2º Dia (Amarelo – Reaplicação) 2023O etanol de segunda geração envolve o reaproveitamento dos resíduos do bagaço da cana e sua produção ocorre em um sistema fechado contínuo, que evita a evaporação. A figura ilustra esse processo.
CORONA CARVALHO, J. A. et al. Bagaço de cana-de-açúcar como fonte de glicose: pré-tratamento. Revista Virtual de Química, n. 9, nov. 2016 (adaptado).
Para evitar o rompimento da dorna por pressão, qual substância, além do combustível, deverá ser continuamente removida do sistema?
Questão 7 10387582
UEA-Específico Biológicas 2023O esquema ilustra uma metodologia biotecnológica para a obtenção de plantas transgênicas.
(https://biogeografia-ufsm.blogspot.com)
O desenvolvimento de plantas transgênicas, como o representado no esquema, depende, essencialmente,
Questão 60 9124693
Unichristus 2023Essa tecnologia permite aos cientistas isolarem genes de microrganismos, por exemplo, e transferi-los para plantas, com o objetivo de torná-las resistentes a doenças ou mais nutritivas, entre outras inúmeras aplicações.
Disponível em: https://www.embrapa.br/. Acesso em: 21 set. 2022 (fragmento).
O texto faz referência ao processo de
Questão 65 7111192
Unichristus 2022Essas figuras ilustram a aplicação de um processo biotecnológico mais proximamente relacionado à(s)
Pastas
06