Questões de Biologia - Classificação dos seres vivos - Filogenia - Árvores filogenéticas
111 Questões
Questão 30 12643043
UEA - SIS 3ª Etapa 2024/2026A Sistemática é um dos ramos da Biologia que permite a construção de cladogramas (ou árvores filogenéticas), representações importantes para o estudo e organização dos grupos de seres vivos.
Essa metodologia é considerada a mais eficiente para a classificação biológica, uma vez que
Questão 18 9651939
UnB 2° Dia 2023Considerando-se a figura a seguir, que mostra as relações filogenéticas dos cetáceos, é correto afirmar que os golfinhos (Odontocetes) e os hipopótamos possuem um ancestral comum.
Questão 37 9141516
FACISB 2023A figura representa o processo de formação das espécies atuais de mamíferos, representados por P, R, S, T e U, a partir de um mamífero ancestral K, habitante de um antigo planalto que sofreu modelagem geológica ao longo do tempo. Essa modelagem geológica resultou em falhas e depressões que isolaram populações desses mamíferos nos topos remanescentes.
O cladograma que representa a relação evolutiva entre essas espécies atuais de mamíferos é
Questão 48 13362550
Feevale Medicina 2022/1Marque a alternativa que completa corretamente a frase que segue.
A _____________ é um polissacarídeo estrutural, encontrada em grupos distintos como os _______________ e os _______________.
Questão 6 7347514
UPE 2ª Fase 2º Dia SSA 2022Observe a árvore filogenética abaixo e assinale a alternativa CORRETA quanto às características adaptativas, que permitiram a evolução dos grupos de plantas terrestres a partir de um ancestral comum.
Questão 9 6725006
UNIFENAS Manhã 2021Leia o texto com atenção:
Os Coronavírus são uma larga família de vírus, identificadas em 1960, que vivem noutros animais (por exemplo, aves, morcegos, pequenos mamíferos) e que no ser humano podem causar alterações respiratórias, desde sintomas de uma gripe comum até pneumonias. Podem transmitir-se entre animais e pessoas. A maior parte das estirpes de Coronavírus circulam entre animais e não chegam sequer a infectar seres humanos. Apenas seis estirpes de Coronavírus entre os milhares existentes são transmitidas para pessoas. A origem exata do vírus SARS-CoV-2, ainda não foi confirmada, mas os investigadores que analisam o material genético identificaram fortes semelhanças com os Coronavírus de morcegos. Segundo a plataforma GISAID, o genoma do novo Coronavírus é 80% idêntico ao vírus da SARS, mas mais afastado do vírus MERS.
Disponível em: https://www.rtp.pt/noticias/mundo/coronavirus-o-que-e-e-como-comecou_i1203294, acesso em 14/05/2020.
Analise a árvore filogenética criada pela plataforma GISAID (sigla em inglês para Iniciativa Global para Compartilhar Todos os Dados Sobre o Influenza).
Com base nas informações do texto, da figura e em outros conhecimentos sobre o assunto, é correto concluir que as estirpes de vírus
Pastas
06