Questões de Biologia - Origem da Vida
Considerando as teorias sobre a origem da vida, assinale a afirmação verdadeira.
A origem dos seres vivos continua sendo uma questão aberta à discussão na biologia, existindo ainda debate em relação às hipóteses embasadas em experimentos ou observações para explicar o surgimento dos primeiros seres vivos no planeta. Estudos recentes demonstram que o hidrogênio e a dispersão de partículas tiveram um papel importante na origem da vida, acrescentando progressos aos experimentos iniciados por Miller-Urey.
Internet:www.the-scientist.com (com adaptações).
Considerando as hipóteses mencionadas no texto e as características do método científico, julgue o item a seguir.
É inviável o uso do método científico para o estabelecimento de uma hipótese acerca da origem da vida, dada a impossibilidade de observação desse fenômeno na atualidade.
Acredita-se que a vida em nosso planeta tenha surgido há aproximadamente 4 bilhões de anos, como sugerem os fósseis de procariontes da África do Sul. Descobrir como a vida se originou sempre foi assunto bastante controverso, sobre o qual foram formuladas várias hipóteses, com o objetivo de explicar como isso aconteceu e, ainda hoje, pairam dúvidas sobre como, de fato, isso se deu.
Leia com atenção as seguintes afirmações sobre as principais teorias de origem da vida:
I. As substâncias para a origem das primeiras formas de vida podem ter chegado ao planeta, e não terem sido formadas aqui.
II. As espécies são imutáveis ao longo do tempo, mantendo-se as mesmas desde o momento da criação até os dias atuais.
III. Modificações lentas e graduais causaram a formação de compostos orgânicos e, posteriormente, de agregados moleculares com certa capacidade metabólica.
IV. Os primeiros seres eram simples e não tinham estruturas que lhes permitissem realizar processos metabólicos complexos para a produção de seu alimento.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA das teorias da origem da vida.
Esse experimento foi um marco para a compreensão da:
A teoria da geração espontânea, segundo a qual os seres vivos podiam surgir de matéria não viva, perdurou por muito tempo. Porém, com a expansão do conhecimento científico e os experimentos rigorosos realizados por Louis Pasteur, entre outros pesquisadores, a crença na abiogênese não resistiu. Em um experimento, esquematizado a seguir, Pasteur preparou frascos de vidro com caldos nutritivos e amoleceu seus gargalos no fogo, o que permitiu esticar e curvar os gargalos, deixando-os em forma de um pescoço de cisne.
Sobre o experimento citado, Pasteur conseguiu demonstrar que:
Essa teoria foi confirmada por resultados obtidos em experimentos científicos realizados por