
Faça seu login
Acesse GrátisQuestões de Biologia - Parasitologia
Questão 63 8345605
FUVEST 2023A figura representa o ciclo da leishmania, causadora da leishmaniose.
O parasita sobrevive nas células do hospedeiro mamífero pela inativação de enzimas da(o) I , o que bloqueia a digestão intracelular e possibilita a continuidade do ciclo da leishmania. Uma das formas de se prevenir a transmissão dessa doença é II .
As lacunas I e II podem ser preenchidas corretamente por:
Questão 62 8457279
UECE 1ª Fase 2023/1Considerando doenças e seus sintomas, numere os parênteses de acordo com a seguinte indicação.
1. Cólera
2. Sífilis
3. Hanseníase
4. Tuberculose
( ) Infecção sexualmente transmissível causada por Treponema pallidum.
( ) Causa diarreia aguda, vômito e pode provocar câimbra e olhos turvos.
( ) Transmitida pela inalação de gotículas contendo o bacilo de Koch.
( ) Afeta pele e nervos periféricos e é causada por Mycobacterium leprae.
A sequência correta, de cima para baixo, é
Questão 37 8485170
UNICAMP 1° Fase 2023O papilomavírus humano (HPV) é um grupo de vírus muito comum no mundo. Existem muitos tipos de HPV e a maioria deles não causa problemas ao organismo humano. Porém, os tipos de HPV 16 e 18 estão associados com 70% dos casos de cânceres de colo do útero e lesões genitais pré-cancerosas.
(Adaptado de https://www.paho.org/pt/topicos/hpv-e-cancer-do-colo-do-utero. Acesso em 01/06/2022.)
É correto afirmar que o HPV é transmitido
Questão 17 9340255
UESB 2° Dia 2023Entre 1968 e 1989, foram registrados mais de 26 mil casos de poliomielite no Brasil, sendo a erradicação da doença uma conquista histórica devido às campanhas de imunização em massa. No últimos anos, porém, a cobertura vacinal começou a cair, atingindo apenas 52% de cobertura do público-alvo com as doses completas. O fato gera preocupação, em instituições públicas e privadas de saúde, de que a doença volte a ser uma epidemia.
A poliomielite é uma doença
Questão 61 9404986
UFRGS 2° Dia 2023A varíola dos macacos é transmitida pelo vírus monkeypox, que pertence ao gênero orthopoxvirus. Esta doença é considerada uma zoonose viral (o vírus é transmitido aos seres humanos a partir de animais) com sintomas muito semelhantes aos observados em pacientes com varíola, embora seja clinicamente menos grave. O período de incubação da varíola dos macacos é geralmente de seis a 13 dias, mas pode variar de cinco a 21 dias, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/02-6-variola-dos-macacos. Acesso em: 23 set. 2022.
Com relação a zoonoses e ao risco de emergência ou de reemergência de doenças infecciosas em populações humanas, considere as seguintes afirmações.
I - O aquecimento global pode afetar o meio ambiente, levando a uma maior taxa de descongelamento de glaciares e do permafrost, fenômenos estes que aumentam o risco de emergência de doenças infecciosas.
II - Os altos índices de cobertura vacinal em uma população estão relacionados a um menor risco de epidemias, devido à redução na circulação do patógeno e à menor chance de surgimento de novas variantes.
III- Os animais domésticos de companhia, como cães e gatos, por estarem adaptados ao contato com seres humanos, ao contrário de animais selvagens, não apresentam risco de transmissão de zoonoses.
Quais estão corretas?
Questão 1 9526649
OBB XIX 2023.1Utilize o texto a seguir para responder a questão 1 a 5
Vacina da dengue do Butantan tem eficácia de 79,6%, mostram primeiros resultados da fase 3
Em meio à explosão de casos de dengue no Brasil, dados trazem uma nova perspectiva para o combate da doença. A vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan (Butantan-DV) mostrou uma eficácia de 79,6% para evitar a doença, de acordo com o estudo clínico de fase 3. Os dados são de um acompanhamento de dois anos com mais de 16 mil indivíduos de todo o Brasil. Durante esse período, não foi reportado nenhum caso grave de dengue nos participantes. O resultado positivo é fruto de um trabalho de mais de 10 anos com parceiros internacionais e pode ter grande impacto na saúde pública brasileira. Até dezembro de 2022, o Brasil registrou 1,4 milhão de casos e 978 óbitos pela doença, um aumento de 172,4% e 400% em relação ao ano anterior, segundo o Ministério da Saúde.
Fonte: https://butantan.gov.br/noticias/vacina-da-dengue-do-butantantem-eficacia-de-796-mostram-primeiros-resultados-da-fase-3
Além do uso de vacinas, arboviroses como a dengue podem ser evitadas com medidas preventivas individuais que evitam o aumento do número de casos.
Dentre essas medidas se destaca o(a):
Além do uso de vacinas, arboviroses como a dengue podem ser evitadas com medidas preventivas individuais que evitam o aumento do número de casos. Dentre essas medidas se destaca o(a):