
Faça seu login
Acesse GrátisQuestões de Biologia - Parasitologia
Questão 49 7589021
FAMERP 2022O tratamento de esgoto é fundamental para se evitar a transmissão de doenças: um litro de esgoto não tratado pode conter até 20 bilhões de seres procariontes, muitos deles patogênicos para o ser humano, como é o caso dos causadores do cólera e da febre tifoide. Em uma análise laboratorial, a água é considerada de boa qualidade se apresentar menos de dez tipos de coliformes e menos de mil procariontes de outros tipos por litro de água.
(Sônia Lopes e Sergio Rosso. Bio, 2013. Adaptado.)
De acordo com o texto e conhecimentos sobre o tema, os seres patogênicos citados
Questão 58 5121174
UECE 2021Em relação às doenças bacterianas, é correto afirmar que
Questão 45 5647541
FAMERP 2021O Senado Federal aprovou em 24.06.2020 o projeto de lei que estabelece o novo marco regulatório do saneamento básico. O secretário de Desenvolvimento da Infraestrutura da Sepec/ME, Diogo Mac Cord, destaca a importância da aprovação do novo marco regulatório para os brasileiros em quatro pilares: o da saúde pública, o ambiental, o econômico e o financeiro. “Estamos falando de até seis mil recém-nascidos que morrem por ano vítimas de doenças decorrentes da falta de saneamento básico. São mais de cem milhões de brasileiros que atualmente não têm acesso à rede de esgoto”, explica o secretário.
(www.gov.br. Adaptado.)
A falta de saneamento básico em muitas cidades brasileiras está relacionada à transmissão de diversas doenças, entre as quais estão
Questão 38 6645265
UFGD 2021A pandemia provocada pela disseminação do SARS-CoV-2 reacendeu a discussão sobre as práticas da humanidade em relação ao surgimento de doenças virais emergentes, reemergentes e bactérias multirresistentes. O HIV e o novo Coronavírus são exemplos de vírus emergentes; o vírus do sarampo, de vírus reemergente; e as cepas resistentes de Klebsiella pneumoniae, de superbactérias.
Nessa lógica, assinale a alternativa que corresponde, correta e respectivamente, à origem de doenças emergentes, reemergentes e de multirresistência bacteriana a antimicrobianos.
Questão 5 6832344
OBB 1° Fase 2021Leia o texto abaixo e responda a questão.
A vacina adsorvida covid-19 (inativada) produzida pelo Butantan é feita com o novo coronavírus (SARS-COV-2) (cepa CZ02). Para produzir a vacina, o vírus é inativado, ou seja, substâncias químicas são adicionadas para que o vírus não seja capaz de causar doença, ficando “morto”. Depois é acrescentado o hidróxido de alumínio, que é uma substância já bem conhecida como adjuvante para que a vacina induza proteção (anticorpos) nas pessoas vacinadas.
Fonte: https://vacinacovid.butantan.gov.br/index
Durante o último ano foram inúmeras as fake news referentes às vacinas anti-COVID. Observe o gráfico abaixo que ressalta a importância da vacinação:
De acordo com esse gráfico pode-se inferir que:
Questão 27 2718095
FCM PB 2020/1S. B. V., sexo masculino, 47 anos, branco, natural e procedente de Campina Grande, Paraíba, solteiro, garçom. Paciente portador do vírus da imunodificiência adquirida (HIV), diagnosticado há 4 anos, refere surgimento de lesões papulares palmo-plantares acastanhadas, descamativas, não pruriginosas e indolores há 2 meses, acompanhadas por febre diária aferida em 39° C, com piora e sudorese noturna, procura Hospital e é diagnosticado com sífilis, cujo agente etiológico é o Treponema pallidum.
Baseado na história clínica, identifique o agente causador da Sífilis.