Questões de Biologia - Parasitologia - Verminoses
183 Questões
Questão 25 13417737
UNITAU Inverno Medicina 2024A filariose linfática, filaríase ou elefantíase é uma doença parasitária crônica, provocada pelo nematódeo Wuchereria bancrofti, também conhecido como filária, e transmitida pelas fêmeas dos mosquitos dos gêneros Culex, Anopheles ou Aedes, que se contaminam ao picar as pessoas infectadas, iniciando um novo ciclo de transmissão. No Brasil, o tratamento dessa doença é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Sobre a filariose, avalie as afirmativas a seguir:
I. A transmissão pode ocorrer de pessoa para pessoa ou pela picada de um mosquito ou mosca, que transmite as larvas, que penetram a pele e migram até os linfonodos, onde permanecem até atingirem a maturidade.
II. Quando maduras as filárias instalam-se no sistema linfático, bloqueando os vasos e podendo provocar inchaço nos membros, nas mamas e nos testículos.
III. Casos avançados dessa doença não têm cura, mas o tratamento ainda é recomendado para evitar a proliferação dos vermes e interromper o ciclo de infestação.
IV. As filárias infectam quase todos os mamíferos, incluindo os humanos, direcionam se ao sistema sanguíneo, seguindo para o sistema nervoso central, causando febre, dor de cabeça e mal-estar.
Está CORRETO o que se afirma em:
Questão 39 10790170
UFT Tarde 2024/1As helmintíases ou verminoses são favorecidas em ambientes com saneamento ambiental e habitação inadequados.
Assinale a alternativa que indica apenas doenças causadas por helmintos.
Questão 38 11151699
USS (Univassouras) Medicina 2023/2A ausência ou a inadequação dos serviços de saneamento básico pode levar à redução da qualidade de vida e ao adoecimento dos indivíduos.
A doença relacionada à falta de saneamento básico e transmitida por picada de mosquitos é:
Questão 44 10384535
UEA - Geral 2023A elucidação do ciclo de vida de um organismo parasita e o conhecimento de suas características biológicas são essenciais para a determinação correta das medidas profiláticas contra a respectiva enfermidade por ela causada.
No caso da contaminação pelo amarelão (ancilostomíase), esta ocorre
Questão 23 9654041
UnirG 2023/2Parasitoses causadas pela ingestão de água ou alimentos contaminados por ovos da Taenia solium ou Taenia saginata, a teníase e a
cisticercose ainda são doenças frequentes no meio rural, em todo o Brasil. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), na sua
forma mais grave, a neurocisticercose, quando a larva se aloja no cérebro, é responsável por 50 mil mortes por ano em países em desenvolvimento. Segundo estudo apresentado no 54o Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, de 2015 a 2017 , o Brasil
registrou 254 óbitos pela doença, mas estima-se que os casos são subnotificados. A figura a seguir mostra como ocorre o ciclo biológico da
Cisticercose Humana:
Considerando o combate, o controle e a prevenção da Cisticercose Humana, analise as alternativas a seguir:
I. As medidas de controle para a teníase e a cisticercose consistem na interrupção do ciclo de vida do parasito, incluindo saneamento básico, tratamento de portadores de teníase, eliminação da prática de alimentação dos suínos com materiais contaminados e dejetos humanos.
II. A irrigação com água adequada, promoção de inspeção sanitária aos abatedouros de suínos, prática do cozimento adequado da carne de suínos, promoção da educação sanitária da população pelo aperfeiçoamento de hábitos elementares, como lavar as mãos antes de se alimentar, antes de preparar alimentos e após utilizar o banheiro, são medidas preventivas e eficazes ao combate da cisticercose humana.
III. A aplicação de medidas de controle da teníase/cisticercose não depende das características epidemiológicas da enfermidade na região e, tampouco, está associada às condições econômicas, sociais e culturais, tendo em vista que essa infecção acomete qualquer pessoa que consuma a carne contaminada com cisticercos.
Assinale
Questão 61 9404986
UFRGS 2° Dia 2023A varíola dos macacos é transmitida pelo vírus monkeypox, que pertence ao gênero orthopoxvirus. Esta doença é considerada uma zoonose viral (o vírus é transmitido aos seres humanos a partir de animais) com sintomas muito semelhantes aos observados em pacientes com varíola, embora seja clinicamente menos grave. O período de incubação da varíola dos macacos é geralmente de seis a 13 dias, mas pode variar de cinco a 21 dias, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/02-6-variola-dos-macacos. Acesso em: 23 set. 2022.
Com relação a zoonoses e ao risco de emergência ou de reemergência de doenças infecciosas em populações humanas, considere as seguintes afirmações.
I - O aquecimento global pode afetar o meio ambiente, levando a uma maior taxa de descongelamento de glaciares e do permafrost, fenômenos estes que aumentam o risco de emergência de doenças infecciosas.
II - Os altos índices de cobertura vacinal em uma população estão relacionados a um menor risco de epidemias, devido à redução na circulação do patógeno e à menor chance de surgimento de novas variantes.
III- Os animais domésticos de companhia, como cães e gatos, por estarem adaptados ao contato com seres humanos, ao contrário de animais selvagens, não apresentam risco de transmissão de zoonoses.
Quais estão corretas?
Pastas
06