
Faça seu login
Acesse GrátisQuestões de Biologia - Parasitologia
Questão 37 8485170
UNICAMP 1° Fase 2023O papilomavírus humano (HPV) é um grupo de vírus muito comum no mundo. Existem muitos tipos de HPV e a maioria deles não causa problemas ao organismo humano. Porém, os tipos de HPV 16 e 18 estão associados com 70% dos casos de cânceres de colo do útero e lesões genitais pré-cancerosas.
(Adaptado de https://www.paho.org/pt/topicos/hpv-e-cancer-do-colo-do-utero. Acesso em 01/06/2022.)
É correto afirmar que o HPV é transmitido
Questão 10 6325626
CESMAC Medicina 2° Dia 2022No dia 08/10/21, o Brasil atingiu a marca de 600 mil mortes devido à COVID-19. Apesar disso, o número de novos casos da doença passou a diminuir de forma consistente, a partir de julho.
Dentre as medidas que efetivamente contribuíram para a melhora do cenário epidemiológico atual, não está:
Questão 7 6747036
UECE 2ª Fase 1° Dia 2022O sistema Único de Saúde (SUS) oferece um serviço de saúde integral e gratuito que inclui um calendário nacional de vacinação.
Sobre as vacinas disponibilizadas pelo SUS, é correto afirmar que
Questão 42 6945189
UnB 2° Dia 2022Depois das inundações, Itabuna, um dos 157 municípios em situação de emergência, enfrentou um surto de gripe. Médicos da Força Nacional estiveram na cidade para monitorar a saúde dos moradores que vivem em áreas afetadas. Além da gripe, as autoridades de saúde ficaram preocupadas com a alta de casos de outras doenças relacionadas às enchentes, como leptospirose e diarreias causadas pela água e alimentos contaminados. A sujeira e a lama trazidas pelas inundações também expuseram a população a doenças.
Internet: www.noticias.r7.com (com adaptações).
Considerando que as inundações criam condições propícias para o aparecimento de doenças e surtos epidêmicos, julgue o seguinte item.
A ingestão de água contaminada, ocorrência comum em regiões afetadas por enchentes, facilita a transmissão do vírus da hepatite E, doença que se caracteriza pela inflamação do fígado.
Questão 29 6982858
UEMG 2022A profilaxia de doenças (infecções) sexualmente transmissíveis, como a AIDS e as hepatites B e C, pode ser feita
Questão 51 7112600
UEMA 2022Você já sabe:
Ao final de 2019, o mundo foi surpreendido com o surgimento de uma nova doença, a chamada COVID-19, uma infecção respiratória aguda, causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, potencialmente grave e com alta taxa de transmissão. Por isso, embora tenha surgido na China, na cidade de Wuhan, logo se espalhou pelos demais países e continentes, colocando o mundo num cenário pandêmico único e prolongado, jamais vivido em toda a história da humanidade.
A extensão da pandemia por mais de 2 anos se dá, em parte, pela alta taxa de transmissão e pelas novas variantes (Ômicron, Mu, Delta, Lambda, etc) que surgem, especialmente em países populosos, como por exemplo, o Brasil.
Apesar de a pandemia já ter infectado quase 30 milhões e ter levado mais de 600 mil a óbito, só, no Brasil, estudos apontam que 20% da população dos contaminados no mundo não manifestaram a doença, ou seja, tiveram-na de forma assintomática. Em outras palavras, tais pessoas não chegarão a desenvolver a doença.
Gov. Ministério da Saúde: O que é convid-19. https://www.gov.br/saude/pt-br/coronavirus/o-que-e-o-coronavirus
No contexto ora vivenciado, ser assintomático para COVID-19 pode ser algo vantajoso para evolução, uma vez que pessoas assintomáticas