Questões de Biologia - Vírus
Os insetos reúnem o maior número de espécies animais conhecidas, sendo os únicos invertebrados adaptados a voar. Esses animais exercem importantes papéis ecológicos, que são benéficos para o ecossistema como, por exemplo, a polinização. Entretanto, muitas espécies são vetores de doenças.
A alternativa que apresenta apenas doenças transmitidas por insetos é:
O papilomavírus humano (HPV) é um grupo de vírus muito comum no mundo. Existem muitos tipos de HPV e a maioria deles não causa problemas ao organismo humano. Porém, os tipos de HPV 16 e 18 estão associados com 70% dos casos de cânceres de colo do útero e lesões genitais pré-cancerosas.
(Adaptado de https://www.paho.org/pt/topicos/hpv-e-cancer-do-colo-do-utero. Acesso em 01/06/2022.)
É correto afirmar que o HPV é transmitido
Os vírus são organismos especiais que sempre precisam de células para se reproduzir. Estruturalmente há diferentes vírus, como os vírus envelopados e os não envelopados.
Quando se analisa a estrutura básica de um vírus envelopado, constata-se que
Entre 1968 e 1989, foram registrados mais de 26 mil casos de poliomielite no Brasil, sendo a erradicação da doença uma conquista histórica devido às campanhas de imunização em massa. No últimos anos, porém, a cobertura vacinal começou a cair, atingindo apenas 52% de cobertura do público-alvo com as doses completas. O fato gera preocupação, em instituições públicas e privadas de saúde, de que a doença volte a ser uma epidemia.
A poliomielite é uma doença
A varíola dos macacos é transmitida pelo vírus monkeypox, que pertence ao gênero orthopoxvirus. Esta doença é considerada uma zoonose viral (o vírus é transmitido aos seres humanos a partir de animais) com sintomas muito semelhantes aos observados em pacientes com varíola, embora seja clinicamente menos grave. O período de incubação da varíola dos macacos é geralmente de seis a 13 dias, mas pode variar de cinco a 21 dias, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/02-6-variola-dos-macacos. Acesso em: 23 set. 2022.
Com relação a zoonoses e ao risco de emergência ou de reemergência de doenças infecciosas em populações humanas, considere as seguintes afirmações.
I - O aquecimento global pode afetar o meio ambiente, levando a uma maior taxa de descongelamento de glaciares e do permafrost, fenômenos estes que aumentam o risco de emergência de doenças infecciosas.
II - Os altos índices de cobertura vacinal em uma população estão relacionados a um menor risco de epidemias, devido à redução na circulação do patógeno e à menor chance de surgimento de novas variantes.
III- Os animais domésticos de companhia, como cães e gatos, por estarem adaptados ao contato com seres humanos, ao contrário de animais selvagens, não apresentam risco de transmissão de zoonoses.
Quais estão corretas?
A pitiríase versicolor (causada por Malassezia furfur) é uma doença causada por seres heterótrofos e filamentosos (septados), possuindo em suas paredes quitina e glucano, que acomete a pele e provoca o surgimento de manchas, placas incolores e escamosas. O diagnóstico pode ser feito apenas identificando a aparência e conformidade na pele humana, coleta por raspagem e identificação ao microscópio, recolhendo células de aspecto globoso, cilíndricas e ovais, podendo ainda exibir uma estrutura na pele de forma cicatricial (colarete), que representa o sítio onde as gemulações ocorrem. Após seu diagnóstico, são recomendados xampus, medicamentos (via oral), entre outros. Não é considerada contagiosa, mas alguns cuidados devem ser observados como: higienizar as mãos e rosto sempre que possível, evitar cremes oleosos, manter a pele arejada, uso de roupas leves e frescas, entre outros.
Estudos relatam que pode haver uma predisposição à doença ou ainda, que ela se aproveita da baixa resiliência do sistema imunológico, como em doenças como diabetes, em casos de desnutrição, gravidez ou pelo uso prolongado de corticosteroides.
A pitiríase versicolor é uma doença causada por agente pertencente ao grupo: