Questões de Biologia - Vírus
765 Questões
Questão 60 10807939
ACAFE Inverno 2023Leia o excerto da notícia abaixo. Até a última semana, mais de 400 mil casos prováveis de dengue foram registrados no Brasil. A taxa representa um aumento de mais de 53% em comparação ao mesmo período do ano passado. Números da chikungunya também preocupam.
Fonte: G1 Saúde, 25/03/2023. Disponível em: https://g1.globo.com/saude/noticia/2023/03/25/casos-de-dengue-echikungunya-disparam-no-brasil-e-ministerio-da-saude-ve-nova-epidemia.ghtml. Acesso em: 22 abr. 2023.
A quantidade de casos de dengue e chikungunya tiveram um aumento significativo em várias áreas brasileiras, nos primeiros meses de 2023. Vários fatores contribuíram para esse quadro epidemiológico.
Sobre esse assunto, assinale a alternativa CORRETA.
Questão 46 10807881
ACAFE Inverno 2023A dengue caracteriza-se como uma doença infecciosa, com sintomatologia que abrange febre aguda, dor de cabeça, dores pelo corpo, náuseas ou ainda não apresentar sintomas. Outro fator a ser considerado, são os tipos básicos de sorotipos, 1, 2, 3 e 4, com características similares e graus mais amplos dos sintomas. A dengue hemorrágica, por exemplo, pode apresentar o aparecimento de manchas vermelhas na pele, dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes e sangramentos (nariz, gengivas).
Essa doença, possui um vetor muito comum, bem como um microrganismo de grande dispersão, identificado como:
Questão 33 9757554
UEMS 2023Os insetos reúnem o maior número de espécies animais conhecidas, sendo os únicos invertebrados adaptados a voar. Esses animais exercem importantes papéis ecológicos, que são benéficos para o ecossistema como, por exemplo, a polinização. Entretanto, muitas espécies são vetores de doenças.
A alternativa que apresenta apenas doenças transmitidas por insetos é:
Questão 32 9530761
UFAM PSC 3ª Etapa 2023A figura a seguir representa o ciclo de replicação viral:
A partir das informações contidas na figura, assinale a alternativa CORRETA:
Questão 1 9526649
OBB 1ª fase 2023Utilize o texto a seguir para responder a questão 1 a 5
Vacina da dengue do Butantan tem eficácia de 79,6%, mostram primeiros resultados da fase 3
Em meio à explosão de casos de dengue no Brasil, dados trazem uma nova perspectiva para o combate da doença. A vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan (Butantan-DV) mostrou uma eficácia de 79,6% para evitar a doença, de acordo com o estudo clínico de fase 3. Os dados são de um acompanhamento de dois anos com mais de 16 mil indivíduos de todo o Brasil. Durante esse período, não foi reportado nenhum caso grave de dengue nos participantes. O resultado positivo é fruto de um trabalho de mais de 10 anos com parceiros internacionais e pode ter grande impacto na saúde pública brasileira. Até dezembro de 2022, o Brasil registrou 1,4 milhão de casos e 978 óbitos pela doença, um aumento de 172,4% e 400% em relação ao ano anterior, segundo o Ministério da Saúde.
Fonte: https://butantan.gov.br/noticias/vacina-da-dengue-do-butantantem-eficacia-de-796-mostram-primeiros-resultados-da-fase-3
Além do uso de vacinas, arboviroses como a dengue podem ser evitadas com medidas preventivas individuais que evitam o aumento do número de casos.
Dentre essas medidas se destaca o(a):
Além do uso de vacinas, arboviroses como a dengue podem ser evitadas com medidas preventivas individuais que evitam o aumento do número de casos. Dentre essas medidas se destaca o(a):
Questão 3 9517912
UNEMAT 2023/2A imprensa e as redes sociais alertam sobre o aparecimento de casos de doenças, em diversas regiões do Brasil, como: sarampo, febre amarela, dengue. Para combater o sarampo, em fevereiro de 2020, o Ministério da Saúde lançou Campanha Nacional de Vacinação com o objetivo de controlar e erradicar definitivamente a doença no país.
Socorro Gross, representante da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS) no Brasil, afirma que a responsabilidade da vacinação deve ser compartilhada entre: o governo, os profissionais da saúde e por toda a população. “Todos devem trabalhar para que o Brasil se livre do Sarampo; a única maneira de nos proteger é manter as vacinas em dia. As vacinas são seguras e a população tem que acompanhar e apoiar esse movimento”.
Disponível em: https://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/46329- mais-de-3-milhoes-de-criancas-e-jovens-devem-se-vacinar-contra-o-asr ampo-2. Acesso em: fev. 2023. (Adaptado)
Sobre o tema, assinale a alternativa correta.
Pastas
06