
Faça seu login
Acesse GrátisQuestões de Biologia - Protista / Protoctista
Questão 29 5211055
UEA - SIS 3° Etapa 2020Em nível celular, algas e fungos apresentam semelhanças quanto à morfologia e ao metabolismo.
Esses seres têm em comum
Questão 119 1439348
ENEM PPL 2° dia 2019As algas são uma opção sustentável na produção de biocombustível, pois possuem estrutura simples e se reproduzem mais rapidamente que os vegetais, além da grande capacidade de absorverem dióxido de carbono. Esses organismos não são constituídos por tecidos heterogêneos, entretanto, assim como os vegetais, possuem parede celular.
Algas podem substituir metade do petróleo e inaugurar química verde (Agência Fapesp, 16/08/2010). Disponível em: www.inovacaotecnologica.com.br. Acesso em: 1 ago. 2012 (adaptado).
Para obtenção de biocombustível a partir de algas e vegetais, é necessário utilizar no processo a enzima
Questão 29 6144993
UEA - SIS 3° Etapa 2019Em nível celular, algas e fungos apresentam semelhanças quanto à morfologia e ao metabolismo.
Esses seres têm em comum
Questão 8 7143742
PAS - UFLA 1° Etapa - 1° Dia 2017Assinale a alternativa em que TODOS os grupos de organismos realizam a fotossíntese:
Questão 24 178000
UnB 2° Dia 2016Os aquíferos que se formam nas profundezas de desertos ao redor do mundo podem estar contribuindo para estocar mais dióxido de carbono (CO2) do que a metade de todas as plantas da Terra, de acordo com pesquisadores da Corporação Universitária para Pesquisas Atmosféricas, nos Estados Unidos da América. Sabe-se hoje que 40% do CO2 produzido pelo ser humano por meio dos combustíveis fósseis e desmatamentos permanecem suspensos na atmosfera e que cerca de 30% se deslocam para os oceanos. Por muito tempo, os cientistas acreditaram que os demais 30% seriam absorvidos pelas florestas. Atualmente, questiona-se se as plantas sequestram realmente todo esse CO2 remanescente. Uma nova pesquisa defende a hipótese de que parte do carbono está se dispersando em aquíferos de desertos, que não entravam antes nesses percentuais. Ao examinarem o fluxo de água em um deserto na China, os pesquisadores verificaram que o CO2 suspenso na atmosfera era absorvido por plantas, liberado no solo e transportado para os aquíferos no subsolo, de onde não pode escapar de volta para a atmosfera. Os resultados da pesquisa trazem indicativos de que esses aquíferos estejam absorvendo, todos os anos, 14 vezes mais CO2 do que se pensava. Segundo os pesquisadores chineses, conhecer a localização dos reservatórios subterrâneos, que cobrem uma área do tamanho da América do Norte, poderia ajudar a aprimorar os modelos climáticos que hoje estimam os efeitos das mudanças climáticas e os cálculos sobre o estoque de carbono na Terra.
Internet: (com adaptações).
Considerando o texto acima e os múltiplos aspectos por ele suscitados, julgue o item.
As algas unicelulares e multicelulares presentes na região pelágica dos oceanos são responsáveis pela absorção de parte dos 30% de CO2 que se desloca para os oceanos bem como pela produção primária de praticamente todo o alimento necessário para a manutenção da vida nos oceanos.
Questão 35 91454
UnB 2° Dia 2014Biosfera II foi um projeto desenvolvido para simular diversos ecossistemas e se estudar, até que ponto, seria possível construir um hábitat autônomo, onde os futuros colonos do planeta Marte pudessem estabelecer-se. A ideia era a de que recursos, do ar à água, se renovassem automaticamente, e os detritos fertilizassem os terrenos de cultivo e servissem de nutriente às algas. No entanto, uma série de incidentes deitou por terra o projeto. Baratas e formigas penetraram no sistema, aparentemente estanque (perdia apenas 10% do ar por ano, enquanto, nos vaivéns espaciais, essa perda é de 2% por dia). Os níveis de CO2 aumentaram, o que causou a morte de várias espécies. Das 25 espécies de vertebrados utilizadas no projeto, apenas seis sobreviveram. As abelhas, os beija-flores e outros insetos polinizadores também morreram. Foi necessário injetar oxigênio para garantir a continuidade do projeto. A estação ficou abandonada durante 13 anos, até que, em 2007, a Universidade do Arizona transformou-a em um grande laboratório de ciências da Terra. Hoje, é possível estudar ali o impacto das alterações climáticas nas espécies vegetais e a resposta dos ecossistemas a concentrações elevadas de gases de efeito estufa. A instalação funciona como um modelo de cidade, que possibilita ensaiar estratégias para reduzir as emissões poluentes ou a implantação de novos sistemas de distribuição de energia elétrica.
Revista Superinteressante, mar./2012 (com adaptações).
Considerando o assunto do texto e os diversos aspectos a ele relacionados, julgue o item.
Por serem organismos produtores de matéria orgânica, as algas deveriam ter constituído a base alimentícia das outras formas de vida na Biosfera II.