Leia o texto a seguir.
Um dos principais objetivos da arte pública é deselitizar a arte e estabelecer o diálogo com a diversidade, fato desafiador para o artista que cria no ambiente urbano. A cidade é o cenário da arte pública, é a “tela” do artista que intervém no espaço urbano. Não se limita à própria edificação física, mas transita pelo imaginário por meio das relações sociais e culturais, pelo cotidiano dos frequentadores e fruidores da obra.
(Adaptado de: SILVA, F. P. Arte pública: diálogo com as comunidades. Belo Horizonte: C/Arte, 2006. p.21.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, relacione as imagens das obras em espaços públicos com os seus respectivos artistas.
(A) Auguste Rodin
(B) Franz Weissmann
(C) Juan Miró
(D) Pablo Picasso
(E) Richard Serra
Assinale a alternativa que contém a associação correta.
Leia o texto a seguir.
No Brasil, uma das relações entre Arte e Cidade no início do século XX foi o desejo de “modernizar”. Mario Pedrosa dizia que o Brasil é um país “condenado” à modernidade. Antes da ocupação do Teatro Municipal na Semana de Arte Moderna de 1922, ocorreram três importantes
antecedentes: a exposição de Lasar Segall em São Paulo e Campinas, por ser considerada uma relevante exposição de arte moderna no país; a exposição de Anita Malfatti, em 1917, que, após a crítica de Monteiro Lobato, estimulou os artistas modernos brasileiros a buscarem uma união; a descoberta do talento escultórico de Victor Brecheret, em 1920, que anonimamente fazia seus trabalhos em meio às obras do Palácio das Indústrias, unindo formas modernas com procedimentos tradicionais.
(Adaptado de: MICELI, S.; RUBINO, S. Arte e Cidade. A Metrópole e a Arte. São Paulo: Prêmio, 1992. p.20. (Coleção Arte e Cultura, 13).)
Assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, as obras de Segall, Malfatti e Brecheret que, segundo o texto, representam os antecedentes da Semana de Arte Moderna de 1922.
Leia o texto a seguir.
A partir das mudanças ocorridas na arte desde a década de 1950, houve uma expansão nesse campo, com o surgimento de novas linguagens e novos meios. Na década de 1960, ocorreu uma tendência de desmaterialização artística a partir de questionamento das categorias tradicionais estabelecidas e da intenção de integrar a arte com a vida. A arte conceitual significou o deslocamento da obra de arte enquanto objeto físico para o conceito, visando ao estudo da linguagem artística, sua natureza e sua função no circuito mercadológico. Com a ampliação das possibilidades de expressão, os artistas contemporâneos têm encontrado no espaço público uma forma de deselitização e um espaço de problematização da natureza da arte. A ideia torna-se tão importante quanto a matéria, a participação do público na obra passa a ser fundamental, independentemente de técnicas e materiais utilizados.
(Adaptado de: RIBEIRO, M. A. Neovanguardas: Belo Horizonte – anos 60. Belo Horizonte: C/Arte, 1997. p.46.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre arte a partir da década de 1950, relacione as imagens, os conceitos e suas definições correspondentes.
(A) Instalação
(B) Graffiti
(C) Intervenção
(D) Arte Minimalista
(E) Arte Conceitual
(I) Busca desenvolver uma ideia ou conceito por intermédio da disposição de vários elementos no espaço ou da junção simultânea de vários suportes diferentes: objetos, pessoas ou mesmo animais. Procura criar um ambiente que traduza a ideia artística, utilizando-se, para isso, muitas vezes, de recursos cênicos.
(II) Surge a partir das periferias das metrópoles como forma de expressão contra a opressão provocada pela sociedade industrial e invade os centros urbanos e as instituições artísticas. De pichações de signos ou frases de efeito rápido, evolui para uma forma gráfica em que a cor é bastante valorizada.
(III) Aberta para a ideia e a informação, renuncia ao tradicional objeto de arte como artigo de luxo único, permanente, portátil e vendável. Mais adequadamente transmitida por múltiplas linguagens, como a escrita, a fotografia, o documento, o mapa, o filme, o vídeo, a corporal e, sobretudo, por meio da linguagem verbal.
(IV) É uma linguagem que encontrou seu maior campo de ressonância na escultura. Trabalhando quase sempre com estruturas únicas, forma sistemas visuais, caracterizados principalmente pela utilização de formas primárias puras, sem conotação poética e ideológica.
(V) Caracteriza-se pela alteração momentânea de um cenário usual, pela introdução de novos elementos e/ou materiais, procurando gerar uma tensão entre a obra e o meio urbano, entre a arte e o meio formal.
Assinale a alternativa que contém a associação correta.
Na perspectiva de Argan (1998), a arte está inserida no cotidiano da cidade e envolve, entre outros elementos, a arquitetura, o urbanismo e o design.
A obra de arte determina o espaço urbano. São espaço urbano também os ambientes das casas particulares; e o retábulo do altar da igreja, a decoração do quarto de dormir ou da sala de jantar, até mesmo o vestuário e o ornamento com que as pessoas se movem, recitam a sua parte na dimensão cênica da cidade.
(Adaptado de: ARGAN, G. C. História da arte como história da cidade. São Paulo: Martins Fontes, 1998. p.2-3.)
As imagens a seguir representam obras que se inserem, de múltiplas formas, no cotidiano das cidades. Relacione-as com os respectivos períodos da História da Arte.
(A) Arte Medieval
(B) Arte Moderna
(C) Arte Contemporânea
(D) Arte Barroca
(E) Arte Neoclássica
Assinale a alternativa que contém a associação correta.
Leia o texto a seguir.
Até o século XIX, na arte ocidental, a matéria era usada na escultura como meio de representar temas. No século XX, os escultores modernos buscaram a autonomia da linguagem, atingindo a compreensão sobre a importância da materialidade. As criações com volume no espaço já não enfatizaram somente a representação de temas. Os escultores, a partir de Rodin, tiveram a consciência de que a escultura como uma linguagem, mais do que fazer coisas, é “matérica”, porém pode produzir objetos que “dizem” coisas. Além do modelado e do entalhe, os escultores modernos experimentaram um novo procedimento: a “construção”, a escultura como desenho no espaço, a incorporação de massas de ar, do vazio, na composição escultórica; fazendo do Espaço e da Matéria categorias fundamentais dessa linguagem.
(Adaptado de: GAZITÚA, F. El lenguage de la esculura. Santiago: Bauhaus editorial, 1995.)
A partir do texto e com base nos conhecimentos sobre a arte tridimensional, relacione as figuras com os respectivos elementos (categorias) enfatizados na linguagem escultórica.
(A) Movimento e desenho no espaço.
(B) Luz e abstração.
(C) Linha e contraste.
(D) Volume e superfície/textura.
(E) Espaço e equilíbrio.
Assinale a alternativa que contém a associação correta.
Leia o texto a seguir.
Quem examina com atenção a arte nos dias atuais confronta-se com uma desconcertante profusão de estilos, formas, práticas e programas. Não parece haver nenhum material particular que desfrute do privilégio de ser imediatamente reconhecível como material da arte: a arte recente tem utilizado não apenas tinta, metal e pedra, mas também ar, luz, som, palavras, pessoas, comida e muitas outras coisas. Hoje, existem poucas técnicas e métodos de trabalho, se é que existem, que podem garantir ao objeto acabado a sua aceitação como arte. Inversamente, parece, com frequência, que pouco se pode fazer para impedir que mesmo o resultado das atividades mais mundanas seja erroneamente compreendido como arte. Embora a pintura possa continuar sendo importante para muitos, ao lado dos artistas tradicionais há aqueles que utilizam fotografia e vídeo, e outros que se engajam em atividades tão variadas como caminhadas, apertos de mão ou cultivo de plantas. Com a ampliação dos meios e procedimentos, os artistas contemporâneos encontram no meio urbano uma forma de problematização das instituições artísticas.
(Adaptado de: ARCHER, M. Arte Contemporânea: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2001. p.IX.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre arte contemporânea, considere as afirmativas a seguir.
I. O significado de uma obra de arte não está necessariamente contido nela, no entanto pode emergir do contexto específico em que ela existe.
II. Profundas mudanças ocorreram na arte do Ocidente a partir da Pop Art e do Minimalismo. O pós-minimalismo inclui o conceitualismo, a Land Art, a Performance, a Body Art e as primeiras instalações.
III. Na arte conceitual, a ideia torna-se arte. O dado principal é o conceito; o artista desvincula-se da matéria e passa a lidar com a ideia. A importância da obra passa a ser a concepção do trabalho e não a materialização da sua ideia. Esse processo de arte transforma o espectador em integrante ativo.
IV. Na arte contemporânea, valoriza-se e prioriza-se o novo, o original na composição formal dos objetos de arte, como ocorria nos movimentos vanguardistas do modernismo.
Assinale a alternativa correta.