Incomunicabilidade
Querer que qualquer um seja sensível ao nosso mundo íntimo é o mesmo que estar sentindo um zumbido no ouvido e pensar que o nosso vizinho de ônibus o possa escutar.
(Mario Quintana. A vaca e o hipogrifo, 2008.)
É correto afirmar que o texto tem natureza
Ginástica sintática
Pesquisadores de neurociência da Universidade Johns Hopkins, nos EUA, publicaram há pouco, na revista “Plos One”, sua descoberta de que, quando os músicos de jazz improvisam sobre uma melodia — criando contra melodias sobre uma base harmônica comum —, estão ativando uma área do cérebro associada à sintaxe, não à semântica. Ou seja, não produzem conteúdos, mas estruturas. O estudo, que utilizou testes de ressonância magnética, visa a mapear o papel do cérebro na criatividade.
A quase 100 anos da gravação do primeiro disco do gênero (“Livery Stable Blues”, pela Original Dixieland Jazz Band, em 1917), o achado não me soa como grande novidade. De certa maneira, todos nós, fãs de jazz, já nascemos sabendo disso. O que seria o improviso coletivo de Nova Orleans senão uma deliciosa conversa de comadres significando nada? E o concerto no Massey Hall, de Toronto, em 1953? Charlie Parker e Dizzy Gillespie, rompidos havia anos, não tiveram de fazer as pazes para falar jazzês e se complementar magistralmente em “Perdido”, “Hot House” e “A Night in Tunisia”.
O estudo diz avançar sobre uma pesquisa iniciada em 2008 e publicada na mesma revista, segundo a qual, quando os jazzistas improvisam, seus cérebros “desligam” os controles de censura e autoinibição, e “ligam” os que liberam a expressão — o que não aconteceria se tocassem um “conteúdo”, uma melodia conhecida e sem variações.
(Ruy Castro. Folha de S.Paulo, 08.03.2014. Adaptado.)
De acordo com o texto, é correto afirmar que o autor
Ginástica sintática
Pesquisadores de neurociência da Universidade Johns Hopkins, nos EUA, publicaram há pouco, na revista “Plos One”, sua descoberta de que, quando os músicos de jazz improvisam sobre uma melodia — criando contra melodias sobre uma base harmônica comum —, estão ativando uma área do cérebro associada à sintaxe, não à semântica. Ou seja, não produzem conteúdos, mas estruturas. O estudo, que utilizou testes de ressonância magnética, visa a mapear o papel do cérebro na criatividade.
A quase 100 anos da gravação do primeiro disco do gênero (“Livery Stable Blues”, pela Original Dixieland Jazz Band, em 1917), o achado não me soa como grande novidade. De certa maneira, todos nós, fãs de jazz, já nascemos sabendo disso. O que seria o improviso coletivo de Nova Orleans senão uma deliciosa conversa de comadres significando nada? E o concerto no Massey Hall, de Toronto, em 1953? Charlie Parker e Dizzy Gillespie, rompidos havia anos, não tiveram de fazer as pazes para falar jazzês e se complementar magistralmente em “Perdido”, “Hot House” e “A Night in Tunisia”.
O estudo diz avançar sobre uma pesquisa iniciada em 2008 e publicada na mesma revista, segundo a qual, quando os jazzistas improvisam, seus cérebros “desligam” os controles de censura e autoinibição, e “ligam” os que liberam a expressão — o que não aconteceria se tocassem um “conteúdo”, uma melodia conhecida e sem variações.(Ruy Castro. Folha de S.Paulo, 08.03.2014. Adaptado.)
No contexto do segundo parágrafo, o termo jazzês, formado com o acréscimo do sufixo -ês à base jazz, é usado para sugerir que o jazz
Quando Cirino penetrou no quarto da filha do mineiro, era quase noite, de maneira que, no primeiro olhar que atirou ao redor de si, só pôde lobrigar, além de diversos trastes de formas antiquadas, uma dessas camas, muito em uso no interior, altas e largas, feitas de tiras de couro engradadas. Estava encostada a um canto, e nela havia uma pessoa deitada.
Mandara Pereira acender uma vela de sebo. Vinda a luz, aproximaram-se ambos do leito da enferma que, achegando ao corpo e puxando para debaixo do queixo uma coberta de algodão de Minas, se encolheu toda, e voltou-se para os que entravam.
— Está aqui o doutor, disse-lhe Pereira, que vem curar-te de vez.
— Boas-noites, dona, saudou Cirino.
Tímida voz murmurou uma resposta, ao passo que o jovem, no seu papel de médico, se sentava num escabelo junto à cama e tomava o pulso à doente.
Caía então a luz de chapa sobre ela, iluminando-lhe o rosto, parte do colo e da cabeça, coberta por um lenço vermelho atado por trás da nuca.
Apesar de bastante descorada e um tanto magra, era Inocência de beleza deslumbrante.
Do seu rosto irradiava singela expressão de encantadora ingenuidade, realçada pela meiguice do olhar sereno, que, a custo, parecia coar por entre os cílios sedosos a franjar-lhe as pálpebras, e compridos a ponto de projetarem sombras nas mimosas faces.
Era o nariz fino, um bocadinho arqueado; a boca pequena, e o queixo admiravelmente torneado.
(Inocência, 1994.)
A partir da interpretação do contexto, pode-se perceber que o sentido do termo lobrigar, em destaque no primeiro parágrafo, é: