Observação:
Os textos a seguir exemplificam a chamada “poesia marginal”, do anos 70. Recebe esta designação (entre outras) por ser publicada à margem do sistema editorial comum, especialmente em folhetos mimeografados e distribuídos nas praias, feiras, casas noturnas, bares, em qualquer parte. Nessa época, os poetas, geralmente muito jovens, tinham uma postura bastante agressiva e anárquica e faziam uma poesia contra. Explica-nos a escritora Samira Youssef Campedelli: “contra as portas fechadas da ditadura, contra o discurso organizado, contra o discurso culto, contra a poesia tradicional e/ou universal”.
Texto 1
Jogos florais I
Minha terra tem palmeiras
onde canta o tico-tico.
Enquanto isso o sabiá
Vive comendo o meu fubá.
Ficou moderno o Brasil
Ficou moderno o milagre;
A água já não vira vinho,
vira direto vinagre.
(Cacaso)
Texto 2
Papo de índio
Veio uns ômi di saia preta
cheio di caixinha e pó branco
qui eles disserum qui chamava acucri.
Aí eles falaram e nós fechava a cara
depois eles arrepitirum e nós fechamu o corpo.
Aí eles insistiram e nós comemu eles.
(Chacal)
Texto 3
E com vocês a modernidade
Meu verso é profundamente romântico.
Choram cavaquinhos luares se derramam e vai
por aí a longa sombra de rumores e ciganos.
Ai que saudades que tenho de meus negros verdes anos.
(Cacaso)
Texto 4
Almoço
Sim senhor doutor, o que vai ser?
Um filé-mignon, um filezinho.
com saladas de batatas
Não: salada de tomates
E o que vai beber o meu patrão?
Uma caxambu
(Chico Alvim)
Texto 5
Planteamiento de cuestiones (fragmento)
- FORÇAR A BARRA:
estou possuído da ENERGIA TERRÍVEL que os tradutores
chamam ÓDIO – ausência de pais: rechaçar a tradição
judeo-cristiana – ausência de pais culturais, ausência de
laços de família –
Nada me prende a nada –
Produzir se esperar receber nada em troca:
O mito de Sisifud.
Produzir o melhor de mim pari-passu com a perda da esperança
de recomPensão Paraíso.
FIM DA FEBRE
DE
PRÊMIOS E PENSÕES
DUM
POETA SEM LLAAUURREEAASS
(Apud: 26 poetas hoje - Heloísa Buarque de Holanda(org.)- 5ª ed.- Rio de Janeiro. Aeroplano Editora.2001.)
I – No texto 1, em que ocorre alusão paródica ao poema “Canção do Exílio”, de Gonçalves Dias, o autor, apesar da intenção dessacralizante, mantém o tom saudosista do poema romântico ao cantar, também, a saudade da pátria natal.
II – No texto 3, ocorre uma paródia do poema “Meus Oito Anos”, de Casimiro de Abreu. No texto de Cacaso, a nostalgia do poeta romântico é substituída pela ironia, visível já no primeiro verso.
III – No texto 5, o autor considera como elementos cerceadores da criação poética (ou artística) a tradição judaico-cristã e os laços de família, dos quais pretende se livrar.