TEXTO 1
Se Eu Morresse Amanhã
Se eu morresse amanhã, viria ao menos
Fechar meus olhos minha triste irmã;
Minha mãe de saudades morreria
Se eu morresse amanhã!
Quanta glória pressinto em meu futuro!
Que aurora de porvir e que manhã!
Eu perdera chorando essas coroas
Se eu morresse amanhã!
Que sol! Que céu azul! Que doce n’alva
Acorda a natureza mais louçã!
Não me batera tanto amor no peito
Se eu morresse amanhã!
Mas essa dor da vida que devora
A ânsia de glória, o dolorido afã...
A dor no peito emudecera ao menos
Se eu morresse amanhã!
(AZEVEDO, Álvares de. Apud Heller, Bárbara e outros,orgs. Literatura Comentada.SP, Abril Educação,1982, p.51.)
TEXTO 2
Post Mortem
Quando do amor das Formas inefáveis
No teu sangue apagar-se a imensa chama,
Quando os brilhos estranhos e variáveis
Esmorecem-se nos troféus da Fama.
Quando as níveas Estrelas invioláveis,
Doce velário que um luar derrama,
Nas clarezas azuis ilimitáveis
Clamarem tudo o que o teu Verso clama.
Já terás para os báratros descido,
Nos cilícios da Morte revestido,
Pés e faces e mãos gelados...
Mas os teus Sonhos e Visões e Poemas
Pelo alto ficarão de eras supremas
Nos relevos do Sol eternizados!
(Sousa, Cruz e – in Poesias Completas. RJ.Ed. Tecnoprint S.A, s/d.p.29)
Avalie as seguintes afirmações sobre os textos dados.
I – O texto 1 apresenta um formalismo menos acentuado (sobretudo pelo emprego do poema lírico,ou poema, espécie mais condizente com a flexibilidade da poesia romântica), enquanto o texto 2 evidencia maior rigor formal (característica inerente ao soneto).
II – No texto 1,observa-se o emprego de um vocabulário simples, contrastando com o vocabulário hermético do texto 2, em que a maioria das palavras é incomum ou rara, incluindo diversos neologismos.
III – No texto 1, o refrão acentua a extrema musicalidade do poema, a qual é obtida, no texto 2, através do emprego de maiúsculas alegorizantes (Fomas, Fama, Estrelas, Verso...).
IV – No texto 1, o emprego das formas verbais no futuro do pretérito (viria, morreria...) revela, por parte do eu-lírico, a certeza quanto à morte iminente.
V – Os vocábulos “irmã” e “mãe” (texto 1) reforçam a expressão adolescente da poesia do autor do texto, constituindo, dessa maneira, um índice biográfico comum à sua obra.