Texto I
Psicologia de um Vencido
Eu, filho do carbono e do amoníaco,
Monstro de escuridão e rutilância,
Sofro, desde a epigênesis da infância,
A influência má dos signos do zodíaco.
Profundissimanente hipocondríaco,
Este ambiente me causa repugnância...
Sobe-me à boca uma ânsia análoga à ânsia
Que se escapa da boca de um cardíaco.
Já o verme – este operário das ruínas –
Que o sangue podre das carnificinas
Come, e à vida em geral declara guerra,
Anda a espreitar meus olhos para roê-los,
E há de deixar-me apenas os cabelos,
Na frialdade inorgânica da terra!
(AUGUSTO DOS ANJOS / seleção de textos, notas, estudos biográfico, histórico e crítico e exercícios por Zenir Campos Reis.– São Paulo:Abril Educação, 1982. Literatura Comentada. Página 19)
Texto 2
O morcego
Meia-noite. Ao meu quarto me recolho.
Meu Deus! E este morcego! E, agora, vede:
Na bruta ardência orgânica da sede,
Morde-me a goela ígneo e escaldante molho.
“Vou mandar levantar outra parede...”
- Digo. Ergo-me a tremer. Fecho o ferrolho
E olho o teto. E vejo-o ainda, igual a um olho,
Circularmente sobre a minha rede!
Pego de um pau. Esforços faço. Chego
A tocá-lo. Minha alma se concentra.
Que ventre produziu tão feio parto?!
A Consciência Humana é este morcego!
Por mais que a gente faça, à noite, ele entra
Imperceptivelmente em nosso quarto!
(AUGUSTO DOS ANJOS – idem, ibdem, página 18)
Apresentação do autor:
Trata-se de um autor de difícil enquadramento nos limites de uma estética literária, pois sua poesia (a que muitos dão o nome de poesia da estranheza) incorpora elementos de diversas tendências e estilos. Apesar disso, Augusto dos Anjos é – à falta de melhor classificação – colocado no período a que se convencionou chamar Pré-Modernismo.
I – No texto II, a palavra gente tem seu significado realçado, reunindo a voz poética e seu eventual leitor (este é mencionado já na primeira estrofe, por meio de uma forma verbal do imperativo afirmativo).
II – No texto I, ao definir-se como monstro, uma deformidade, a voz poética vale-se de uma definição pessimista ao se utilizar de cientificismo, que desconsidera valores idealistas, espirituais e/ou metafísicos.
III – No texto II, valendo-se de relações denotativas, a voz poética trabalha com a imagem física do morcego; na última estrofe, todavia, muda tal procedimento ao partir para relações conotativas, através das quais o animal ultrapassa sua dimensão física.