Leia a charge a seguir.
Na charge, é representada uma cena da Intifada, conhecida como a “guerra das pedras”, que ocorreu na Palestina entre os anos 1980 e 1990.
Com base na charge e nos conhecimentos sobre História Contemporânea, assinale a alternativa correta.
Leia o texto a seguir.
O ponto culminante das manifestações populares veio em 1904 com a Revolta da Vacina. Durante uma semana partes da cidade do Rio de Janeiro foram tomadas por grupos populares, o tráfego parou, bondes foram queimados, postes de luz destruídos, barricadas levantadas. Um observador inglês do período se referia aos revoltos como “ralé”, “elementos baixos da população”. Afirma-se a presença de elementos da população politicamente ativos, mas que não se enquadram no conceito de povo que os observadores tinham em vista.
(Adaptado de: CARVALHO, José Murilo. Os bestializados: o Rio de Janeiro e a República que não foi. São Paulo: Companhia das Letras, 1987, p. 72.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre a Primeira República, considere as afirmativas a seguir.
I. No início do século XX, a varíola constituía razão de preocupação pública no Brasil. Em outros períodos históricos, o país conseguiu conter o avanço de outras epidemias.
II. A população carioca revoltou-se contra as medidas públicas para a vacinação, o que era louvado pelo citado observador inglês do período.
III. A Revolta da Vacina foi um movimento social que emergiu contra a decisão autoritária do governo carioca de vacinar a população contra a varíola.
IV. Paralelamente à postura autoritária do governo carioca para a vacinação, havia razões sociais e políticas que embasaram a revolta.
Assinale a alternativa correta.
Leia o texto a seguir.
Nem cinco, nem dez, nem vinte, nem cinquenta anos serão suficientes para uma verdadeira assimilação dos japoneses, que praticamente devem considerar-se inassimiláveis. Eles pertencem a uma raça e a uma religião absolutamente diversas; falam uma língua irredutível aos idiomas ocidentais; possuem uma cultura de baixo nível, que não incorporou, da cultura ocidental, senão os conhecimentos indispensáveis à realização dos seus intuitos militaristas e materialistas; seu padrão de vida desprezível representa uma concorrência brutal com o trabalhador do país; seu egoísmo, sua má fé, seu caráter refratário fazem deles um enorme quisto étnico, econômico e cultural localizado na mais rica das regiões do Brasil. Há características que nenhum esforço no sentido da assimilação conseguirá remover. Ninguém logrará, com efeito, mudar a cor e a face do japonês, nem a sua concepção de vida, nem o seu materialismo.
(CAMPOS apud LENHARO, Alcir. Sacralização da Política. São Paulo: Papirus, 1986, p. 132.)
O texto trata de uma afirmação de Francisco de Campos, Ministro de Justiça durante o governo de Getúlio Vargas, no Estado Novo. Com base no texto e nos conhecimentos sobre o Brasil Republicano, considere as afirmativas a seguir.
I. Durante o Estado Novo, discursos racistas e militaristas foram utilizados pelo governo para referir-se a determinados grupos de imigrantes no país.
II. A imigração japonesa para o Brasil caracteriza um fenômeno relacionado à vinda de trabalhadores estrangeiros para suprir, em parte, a demanda de mão de obra no país.
III. Em 1942, o Brasil alinhou-se à Aliança na Segunda Guerra Mundial, o que trouxe implicações negativas para a população japonesa e descendente residindo no país.
IV. Durante a Segunda Guerra Mundial, a postura racista do governo levou à decisão de rejeitar a mobilização de imigrantes e descendentes de qualquer nacionalidade no conflito.
Assinale a alternativa correta.
A figura a seguir trata de um documento produzido durante o contexto histórico, o qual debate a vinda de imigrantes chineses para o Brasil nos anos 1870.
Com base na figura e nos conhecimentos sobre o Brasil durante o século XIX, considere as afirmativas a seguir.
I. Nos anos 1870, a vinda de imigrantes europeus e asiáticos para o Brasil era debatida como forma de suprir a crise da mão de obra escrava que se agravou, em parte, desde o fim do tráfico negreiro em 1850.
II. Com o fim do tráfico negreiro em 1850 e, décadas mais tarde, a abolição da escravidão em 1888, a mão de obra dos ex-escravos e seus descendentes foi absorvida pela economia, tornando a imigração secundária.
III. Apesar da tônica racista empregada pelo governo brasileiro no tocante a determinados grupos, como negros e japoneses, a imprensa do período permaneceu isenta em relação a esses discursos.
IV. O debate político sobre a transição de mão de obra no período foi marcado pela utilização de discursos racistas, enfatizando a suposta inferioridade física, moral e cultural de determinados grupos.
Assinale a alternativa correta.
Leia o texto a seguir e responda à questão.
Durante o século XVIII, a Coroa continuara a emitir sesmarias para favorecer ricos e poderosos, com os quais se identificava e contava para povoar a vasta colônia, a produção de bens exportáveis e defender suas fronteiras. Os ricos e poderosos, no entanto, descobriram falhas no sistema. O tamanho da sesmaria fora em geral limitado a não mais que uma légua quadrada em regiões adequadas à agricultura. Para os notáveis rurais, isso parecia uma benesse insignificante e frequentemente reivindicavam direitos sobre diversas sesmarias mediante testas de ferro ou parentes. Uma causa importante da destruição da Mata Atlântica foi que o governo não dava nenhum valor à terra que concedia tão gratuitamente. Tendo consumido toda a floresta primária mais promissora em dada sesmaria, um donatário costumava vendê-la por uma ninharia e pedia outra, que normalmente obtinha sem dificuldade.
(Adaptado de: DEAN, Warren. A ferro e fogo: a história e a devastação da Mata Atlântica brasileira. São Paulo: Companhia das Letras, 1996, p. 163.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre o Brasil Colonial, assinale a alternativa correta.
Leia o texto a seguir e responda à questão.
Após o final da Segunda Guerra Mundial, a história “ortodoxa” dos Estados Unidos e do Japão acerca do uso da bomba atômica apresenta uma visão diametralmente oposta: a perspectiva prevalecente entre norte-americanos é que o uso da bomba foi justificado e que a bomba trouxe paz. Muitos japoneses, por outro lado, argumentam que a bomba foi uma arma cruel e que nunca mais deveria ser usada: a paz poderia ser alcançada sem ela.
(Traduzido e adaptado de: IGARASHI, Yoshikuni. Bodies of memory: narratives of war in postwar Japanese culture, 1945-1970. Princenton: Princenton University Press, 2000, p. 19, traduzido e adaptado)
Com base no texto de Yoshikuni Igarashi e nos conhecimentos sobre a Segunda Guerra Mundial, assinale a alternativa correta.