Poema de sete faces
Quando nasci, um anjo torto
desses que vivem na sombra
disse: Vai Carlos! Ser gauche na vida.
As casas espiam os homens
que correm atrás de mulheres.
A tarde talvez fosse azul,
não houvesse tantos desejos.
O bonde passa cheio de pernas:
pernas brancas pretas amarelas.
Para que tanta perna, meu Deus, pergunta meu coração.
Porém meus olhos
não perguntam nada.
O homem atrás do bigode
é sério, simples e forte.
Quase não conversa.
Tem poucos, raros amigos
o homem atrás dos óculos e do bigode.
Meu Deus, por que me abandonaste
se sabias que eu não era Deus
se sabias que eu era fraco.
Mundo mundo vasto mundo,
se eu me chamasse Raimundo
seria uma rima, não seria uma solução.
Mundo mundo vasto mundo,
mais vasto é o meu coração.
Eu não devia te dizer
mas essa lua
mas esse conhaque
botam a gente comovido como o diabo.
(ANDRADE, Carlos Drummond de. In Nova Reunião - 19 Livros de Poesia / Carlos Drummond de Andrade. Rio de Janeiro. Ed. José Olímpio, 1983. p.3-4.)
Avalie as seguintes afirmações sobre o texto em questão.
I – Sem deixar de lado o humor irônico, o poeta, na terceira estrofe, alude ao desajustamento entre a realidade interior e a exterior, aliado à percepção da sexualidade.
II - Servindo-se do recurso da intertextualidade (“Meu Deus, por que me abandonaste”), o poeta evidencia certo índice de religiosidade, que serve de contraponto ao espírito até certo ponto galhofeiro da estrofe seguinte.
III – Numa perspectiva metalinguística, o poeta, na sexta estrofe, sugere que a atividade poética não consiste apenas em fazer rimas, condenando dessa maneira o esteticismo, o beletrismo contra os quais os modernistas, como ele, insurgiram-se.
IV – Com os dois últimos versos da sexta estrofe, o poeta pretende afirmar que seu “coração” é separado do mundo, confirmando seu individualismo e isolamento em relação ao meio social, características da fase inicial de sua obra, identificada como fase irônica (ou fase gauche).
V – A última estrofe do poema mostra que, diferentemente dos poetas da primeira fase modernista (da qual retém o humor irônico), Drummond não recusa o lirismo, elemento que será depurado ao longo de sua obra.