Leia o texto a seguir para responder à questão.
TEXTO
MANIFESTO FUTURISTA
1. Nós queremos cantar o amor ao perigo, o hábito da energia e da temeridade.
2. A coragem, a audácia, a rebelião serão elementos essenciais de nossa poesia.
3. A literatura exaltou até hoje a imobilidade pensativa, o êxtase, o sono. Nós queremos exaltar o
movimento agressivo, a insônia febril, o passo de corrida, o salto mortal, o bofetão e o soco.
[5] 4. Nós afirmamos que a magnificência do mundo se enriqueceu de uma beleza nova: a beleza da
velocidade. Um automóvel de corrida com o seu cofre enfeitado com tubos grossos, semelhantes a
serpentes de hálito explosivo… um automóvel rugidor, que parece correr sobre a metralha, é mais bonito
que a Vitória de Samotrácia.
5. Nós queremos glorificar o homem que segura o volante, cuja haste ideal atravessa a Terra, lançada
[10] também numa corrida sobre o circuito da sua órbita.
6. É preciso que o poeta prodigalize com ardor, esforço e liberdade, para aumentar o entusiástico fervor
dos elementos primordiais.
7. Não há mais beleza, a não ser na luta. Nenhuma obra que não tenha um carácter agressivo pode ser
uma obra-prima. A poesia deve ser concebida como um violento assalto contra as forças desconhecidas,
[15] para obrigá-las a prostrar-se diante do homem.
8. Nós estamos no promontório extremo dos séculos! Por que haveríamos de olhar para trás, se queremos
arrombar as misteriosas portas do Impossível? O Tempo e o Espaço morreram ontem. Já estamos
vivendo no absoluto, pois já criamos a eterna velocidade onipotente.
9. Queremos glorificar a guerra – única higiene do mundo –, o militarismo, o patriotismo, o gesto
[20] destruidor dos libertários, as belas ideias pelas quais se morre e o desprezo pela mulher.
10. Queremos destruir os museus, as bibliotecas, as academias de toda a natureza, e combater o
moralismo, o feminismo e toda a vileza oportunista e utilitária.
11. Cantaremos as grandes multidões agitadas pelo trabalho, pelo prazer ou pela sublevação; cantaremos
as marés multicores e polifônicas das revoluções nas capitais modernas; cantaremos o vibrante fervor
[25] noturno dos arsenais e dos estaleiros incendiados por violentas lutas elétricas; as estações esganadas,
devoradoras de serpentes que fumam; as fábricas penduradas nas nuvens pelos fios contorcidos de suas
fumaças; as pontes, semelhantes a ginastas gigantes que cavalgam os rios, faiscantes ao sol com um luzir
de facas; os piróscafos aventurosos que farejam o horizonte, as locomotivas de largo peito, que pateiam
sobre os trilhos, como enormes cavalos de aço enleados de carros; e o voo rasante dos aviões, cuja hélice
[30] freme ao vento, como uma bandeira, e parece aplaudir como uma multidão entusiasta.
MARINETTI, F. T. In: TELES, Gilberto Mendonça. Vanguarda europeia e modernismo brasileiro. 9ª ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1986, p. 89-92 (Fragmento).
Analise as proposições a seguir.
I. Pode-se dizer que os três princípios básicos do Manifesto Futurista que resumem as ideias valorizadas por seu autor são a luta, o destemor e a coragem.
II. Pode-se dizer que os futuristas representam a postura rebelde dos iconoclastas, uma vez que afirmam o desejo de demolir os museus, bibliotecas e outros ícones da cultura clássica.
III. Pode-se dizer que, no contexto do manifesto, o espírito de guerra é visto como uma força libertadora, porque sua violência aniquila as marcas do passado.
Marque a opção CORRETA.