Na questão, oriente-se pelos seguintes textos.
Texto I
Inania Verba
Ah! Quem há de exprimir, alma impotente e escrava,
O que a boca não diz, o que a mão não escreve?
- Ardes, sangras, pregada à tua cruz e, em breve,
Olhas, desfeito em lodo, o que te deslumbrava...
O Pensamento ferve, e é um turbilhão de lava:
A Forma, fria e espessa, é um sepulcro de neve...
E a Palavra pesada abafa a Ideia leve,
Que, em perfume e clarão, refulgia e voava.
Quem o molde achará para a expressão de tudo?
Ai! Quem há de dizer as ânsias infinitas
Do sonho? E o céu que foge à mão que se levanta?
E a ira muda? E o asco mudo? E o desespero mudo?
E as palavras de fé que nunca foram ditas?
E as confissões de amor que morrem na garganta?
(BILAC, OLAVO. Inania Verba. In Alma Inquieta – Poesias. São Paulo. Martin Claret. P.96)
Texto II
Tortura Eterna
Impotência cruel, ó vã tortura!
Ó Força inútil, ansiedade humana!
Ó círculo dantesco da loucura!
Ó luta, ó luta secular, insana!
Que tu não possas, Alma soberana,
Perpetuamente refulgir na Altura,
Na Aleluia da Luz, na clara Hosana
Do Sol, cantar, imortalmente pura.
Que tu não possas, Sentimento ardente,
Viver, vibrar nos brilhos do ar fremente,
Por entre as chamas, os clarões supernos.
Ó Sons intraduzíveis, Formas, Cores!...
Ah! que eu não possa eternizar as dores
Nos bronzes e nos mármores eternos!
(CRUZ E SOUSA. Obra Completa. Rio de Janeiro. Aguilar, 1961.)
I – Ambos os textos constituem, cada um à feição de seu estilo, uma reflexão sobre a linguagem, sobre o ato de escrever, insuficiente para expressar todas as emoções, ideias, pensamentos e sensações.
II – Comparando-se os textos, pode-se afirmar que o segundo se revela mais hermético, pela presença de palavras de sentido ambíguo, aliada a complexidade da organização sintática impregnada de vocativos, apostos e inversões inesperadas.
III – Nos dois textos, a sensação de impotência decorrente da impossibilidade de traduzir em palavras o mundo sensível deixa de manifestar-se apenas no último terceto de cada um, visto que as vozes poéticas encontram, de certa forma, uma saída para o impasse inicial.