A questão se referem ao fragmento de texto a seguir.
“O verdadeiro artista intui a forma organizadora dos objetos ou eventos sobre os quais focaliza sua atenção. Ele vê, ou ouve, o que está por trás da aparência exterior do mundo. Por exemplo, a Marcha nupcial, de Mendelsohn, normalmente executada em casamentos durante a entrada da noiva, tem a estrutura do sentimento da alegria. O andamento é rápido e as notas se concentram nas partes mais agudas das escalas, com os clarins anunciando que é chegada a hora da celebração. Já a Marcha fúnebre, de Chopin, apresenta a forma da tristeza: o andamento é lento, a tonalidade é grave, e o tema é repetitivo. Todo artista percebe, pela capacidade seletiva e interpretativa de seus sentidos, formas que não podem ser nomeadas, que não podem ser reduzidas a um discurso verbal explicativo, pois precisam ser sentidas, não explicadas. Ba seando-se na intuição, o artista não cria cópias da natureza, mas símbolos dela e da vida humana.” (ARANHA, M. L. de; MARTINS, M. H. P. Filosofando. Introdução à filosofia. Moderna: São Paulo, 2009, p. 418).
Acerca da relação entre o conhecimento e a experiência estética, assinale o que for correto.
01) A intuição estética é uma espécie de conhecimento pela qual se apreendem aspectos inteligíveis dos objetos.
02) O pintor é capaz de expressar em sua obra determinados sentimentos por meio do uso de cores e de traços, assim como o músico o faz por meio do ritmo e da melodia.
04) Embora o artista compreenda o sentido de sua própria obra de arte intuitivamente, é preciso que o crítico de arte traduza a linguagem simbólica da obra para a linguagem verbal, a fim de que o público a compreenda.
08) As tradições mitológicas e cosmológicas do mundo antigo não podem ser atribuídas à intuição de um artista, motivo pelo qual não são capazes de expressar uma compreensão da estrutura do mundo para além da mera aparência.
16) A intuição artística da forma organizadora do mundo tem a função pedagógica de ensinar determinadas visões de mundo ao público.