
Faça seu login
Acesse GrátisRedação #1047075
Previsão: 17/06/2022
A emissora American Broadcasting Company produziu a série The Good Doctor que trata diretamente de um protagonista neurodivergente, portador do Transtorno do Espectro Autista ( TEA ) é ressaltado a dificuldade que o protagonista encontra em ser tratado com equidade, condição muito comum no Brasil. É preocupante que o maior pais da América Latina ainda seja tão carente de informações relevantes e sobre essa causa social, o causador dessa desinformação é a negligência do poder superior democrático, que insiste em excluir essa minoria, portanto medidas necessitam ser tomadas para resolver essa problemática.
Nesse sentido é preciso observar o quanto a omissão do estado afeta a inclusão de pessoas portadoras de doenças mentais, a falta de capacitação e oportunidade é a maior negligência do governo, isso cria uma barreira entre neurotípicos e neurodivergentes, fazendo com que aja uma exclusão. Sabendo disso é possível ver que não é raro pessoas com doenças mentais passando por situações em que são obrigada a lidar com olhares e comentários de capacitismo , como é abordado na série criada por Robia Rashid em 2017 ( Atypical ) atualmente é possível visível que tal situação continua progredindo e ocorrendo.
Además seria interessante que esse assunto fosse abordado com mais frequência, atingindo grandes públicos. Fazendo jus aos direitos humanos, que incluí todos os indivíduos em busca pela equidade social.
Ainda que o Brasil possua o maior índice de portadores de doenças mentais da América Latina, os mesmos são constantemente negligenciados e "escondidos".
Na última obra de George Orwell ( 1987 ) o escritor ressalta este tópico, apesar de ser uma ficção, é retratada ações do governo para omitir os que não se enquadram no padrão ditado como normal. Por mais que de forma passiva essa situação continua comum.
Todavia seria possível resolver essa exclusão oferecendo diretamente oportunidades a essas pessoas, transformando exclusão em inclusão.
Em The Good Doctor, por mais que haja dificuldades do protagonista para com a equidade, ele teve a oportunidade de se qualificar e assim o fez, portanto oportunidades e qualificação seria um começo bom para acabar com a exclusão no Brasil.
-