
Faça seu login
Acesse GrátisRedação #1095013
Segundo a Sociologia, cultura é tudo aquilo que um indivíduo aprende em seu convívio social, e os museus são um instrumento importante para promover e preservar essa cultura. No entanto, a falta de investimentos do Estado nessas instituições causa a sua desvalorização e até mesmo pode levar a perda de sua função social.
A princípio, é importante destacar que os museus tem o papel de democratizar o conhecimento. Porém, o orçamento estatal fornecido a essas instituições vem diminuindo ao longo dos anos, como mostra o jornal folha de São Paulo. Somente o Museu Nacional perdeu cerca de 321 milhões de reais no corte de seu orçamento, mostrando a falha do Estado em promover a valorização dos museus como fonte de pesquisa e ensino.
Na mesma linha de raciocínio, Murilo Roncolato, autor do texto "Por que os museus e acervoz científicos estão queimando no Brasil" observa que a falta de um projeto para investir nessas instituições revela também a desvalorização dada a própria formação cultural brasileira. Dessa forma, os museus podem deixar de cumprir sua função social de democratizar o saber devido a falta de investimentos e gestão.
Portanto, ao ser analisado a questão sobre a valorização dos museus como fonte de conhecimento,é mostrado que é dever do Estado criar políticas públicas visando preservar a estrutura dos museus e desenvolver as pesquisas realizadas neles por meio de investimentos e da gestão destes, com o objetivo de promover o saber e a cultura da sociedade brasileira, a fim de que ela seja preservada e estudada.
-