
Faça seu login
Acesse GrátisRedação #1095688
Caminhos para combater a violência urbana no Brasil
O filósofo italiano, Tomás de Aquino, afirma que todos os indivíduos de uma sociedade democrática possuem a mesma importância, além dos mesmo direitos e deveres. No entanto, nota-se que, no Brasil, a violência urbana apresenta alguns desafios que impedem a concretização desse pensamento. Dessa forma, convém analisar e discutir as principais motivadores dessa problemática a negligência estatal e a alienação social.
Neste sentido, vale ressaltar a negligência estatal como um grave problema. Nessa lógica, "A teoria de Contrato" de "Thomas Hobbes", afirma que é dever do Estado garantir os serviços necessários para o bem-estar da população. Entretanto, na medida em que existem pessoas vivendo no Brasil em situações sem o mínimo de direito a segurança. Segundo o G1, o país teve mais de 100 mil mortes violentas em periferias, em bala perdida, ou até mesmo de agressão, tanto por pessoa com, por policiais, mais de 27% da população vive à margem da sociedade sem segurança alguma, uma vez que não existe política eficaz. Não tendo direito, nem mesmo de sair de casa, sem o medo de entrada em algum ônibus e sofrer algum tipo de preconceito, assédio, assalto entre outros.
Além disso, uma grande parcela da população se mostra alienada. Na obra," A república" o filosofo plantão, narrou o "mito da caverna" no qual homens acorrentados em uma caverna, viam somente sombra na parede acreditando, portanto, que aquilo era a realidade da vida. De maneira análogo, percebe-se que a violência urbana encontra-se forte alicerce na estagnação social. Essa situação ocorre porque infelizmente a sociedade não se movimenta em prol da erradiação dessa problemática, pelo contrário, ele adquire uma posição individualista por não mensurar como a falta de segurança pública pode causar mais violência, morte entre outros.
Diante disso, fica evidente que essa situação precisa ser urgentemente revertida. Para isso, o poder Legislativo é o poder executivo, com auxílio do tribunal de contas na união, órgão responsável pela fiscalização financeira do país, direcionem capital para que possa ser revestida, em um projeto chamado "segurança para todos" vai ser um aplicativo, para que quando não estivesse se sentida confortável, ou inseguro deve enviar a localização imediatamente, a polícia por sua vez, uma agressão ou qualquer outra coisa dever, perde o sem cargo e dever ser preso. Desta forma, será possível construir uma sociedade mais autônoma.
-
Nota Geral