
Faça seu login
Acesse GrátisRedação #1099518
No contexto social brasileiro, notabiliza-se o quanto os museus são fundamentais na valorização da educação e pesquisa ao potencializá-las e engrandecê-las. No entanto, esse conjunto de benefícios para o País encontra-se ameaçado devido à desvalorização cultural por parte da sociedade, logo o Estado deve combatê-la para a manutenção de tais vantagens.
Indubitavelmente, denota-se o fortalecimento da educação e pesquisa pelos museus, visto que estes servem como locais de aprendizagem prática nas escolas e fonte de pesquisas acadêmicas para diversos cursos, essa conduta educacional é adotada na França, por exemplo. No Brasil, dever-se-ia normalizar tal atitude para que as pessoas aprendam a ter mais apreço à cultura nacional.
Todavia, ainda persistem os descasos com a cultura por parte da sociedade, o que tem dificultado o processo de engrandecimento cultural pelos museus na pesquisa e educação. Prova disso se constatou durante o incêndio no Museu Nacional em 2018, ocasionando perda de importantes relíquias históricas, sobretudo das do Brasil Império. Tal incidente poderia ser evitado, se houvesse mais investimentos e respeito pela cultura diante da sociedade.
Destarte, a fim de preponderar a valorização da educação e pesquisa pelos museus, cabe ao governo adotar condutas semelhantes às da França, a partir de projetos que estejam voltados para isso. Ademais, compete ao Ministério da Cultura preservar e valorizar museus, por meio de investimentos, com o escopo de promover compromisso e respeito com a cultura. Assim, impossibilitar-se-ão catástrofes como a do Museu Nacional.
-