
Faça seu login
Acesse GrátisRedação #1107839
Previsão: 23/08/2022
Na novela Pantanal, exibida pela segunda vez na Rede Globo em 2022,o personagem Zaquieu é alvo de comentários homofóbicos por vários trabalhadores de uma fazenda, algo que infelizmente é muito comum no Brasil, violando os direitos das pessoas LGBT; que ocorre principalmente por conta da violência contra esse grupo e do preconceito enraizado na sociedade, o que necessita ser alterado.
É importante ressaltar, em primeiro plano, que a violação dos direitos LGBT no país ocorrem principalmente por conta da violência física contra as pessoas desse grupo. Segundo dados do Grupo Gay da Bahia(GGB), ocorreram cerca de 49 assassinatos contra pessoas LGBT em São Paulo em 2016, sendo o estado em primeiro lugar nesse crime. Muitas vezes, as pessoas que cometem essa violência não sofrem a devida punição, em razão da incompetência da justiça brasileira, o que contribui para que mais pessoas percam suas vidas em razão da opção sexual. Tal situação pode ser representada na frase do filósofo B.F.Skinner: "O homem tende a repetir seus atos até ser devidamente punido".
Outro fator que deve ser comentado é o preconceito que está enraizado na sociedade, especialmente nas camadas menos escolarizadas e que moram em regiões do interior. Algo que contribui para o aumento desse problema são falas de pessoas públicas, como a do atual presidente da República Jair Bolsonaro, que diz que "a união familiar é de um homem e uma mulher" e que não deixaria seu filho de seis anos brincar com um outro menino adotado por um casal gay. Isso faz com que pessoas que possuem menos acesso a informação e educação moldem sua opinião com base em palavras de pessoas influentes, piorando ainda mais a situação das pessoas LGBT no país.
Assim, pode-se afirmar que a violação dos direitos dos LGBT no Brasil é um problema para o país. É importante que o sistema judiciário realize uma maior fiscalização e puna corretamente as pessoas que cometerem esse crime, a fim de impedir que ele ocorra no país. O ministério da Educação deve investir com campanhas de conscientização a respeito do preconceito para pessoas de todas as idades, por meio de anúncios nos meios de comunicação, especialmente TV, rádio e redes sociais, a fim de melhorar a vida desse grupo da sociedade. Assim, casos como o de Zaquieu não seriam mais vistos com frequência no Brasil.

-