
Faça seu login
Acesse GrátisRedação #1114220
O primeiro artigo da Declaração dos Direitos Humanos defende a liberdade, igualdade, dignidade e direitos dos individuos. Porém o Brasil encontra-se em uma situação na qual a população de rua entás abandonada pelo estado e pelas pessoas, ficando à margem de seus direitos.
As cidades grandes são o maior palco dessa exclusão, apresentando números crescentes da população de rua como São Paulo, que teve um aumento de 2,5% entre os anos de 2009 e 2015. Infelizmente, mesmo em grande quantidade, esse grupo é tido como invisível ficando vunerável às drogras e à violência.
O 3° Artigo da Declaração dos Direitos Humanos afirma os direitos à vida e à segurançã, contudo o estado não é eficaz ao garanti-los para essas pessoas, que na maioria não possue documentos como RG, dificultando ainda mais o acesso a benefícios básicos (Moradia,educação, Saúde).
ainda, a população em geral é alheia aos moradores de rua, preferindo fechar os olhos e ignorar a situação. Esses individuos, deixando de lado seu semelhante como insignificante, voltam a sua atenção e empatia para outras coisas a seu ver mais importantes.
Com isso, é visível a condição precária da população de rua e como ela é desprovida de seus direitos pela negligência do Estado e das pessoas. Desta forma, faz-se necessário a mobilização de órgãos como a secretaria de Saúde e a Secretaria de Segurança, que devem acolher esses necessitados oferecendo comida, higiêne e moradia. E em paralelo a isso, garantir uma reabilitação dessas pessoas à sociedade providenciando documentações e direcionamento para escolas. Com isso então, firmar que esse grupo tenha acesso aos seus direitos.
- BA