
Faça seu login
Acesse GrátisRedação #1156093
Previsão: 22/09/2022
Em um dos episódios da série "Menino Maluquinho" o protagonista, que é uma criança, entra em colapso após seu uso excessivo de tecnologia. Diante disso, vemos que a vida imita a arte, visto que a exposição a telas no desenvolvimento infantil tem sido um problema em nosso país. Deste modo, vale destacar dois aspectos: a negligência familiar e o aumento de riscos da compulsão alimentar. Sob esse ângulo, convém analisarmos as principais causas, consequências e possíveis soluções para esse impasse.
Diante deste cenário, a banalidade deste assunto para os pais tem ocasionado os grandes índices de crianças prejudicadas devido ao excesso de uso dos aparelhos tecnológicos. É responsabilidade da família garantir que seu filho tenha uma infância saudável. Desta forma, vale ressaltar o pensamento da filósofa Hanna Arent "Banalização do Mal", que explica sobre existirem problemas tão enraizados na sociedade que acabam se tornando banais, assim como este relatado. É inadmissível que esse descaso familiar ainda ocorra, isso corrobora para que mais crianças sejam vítimas desse caso.
Além disso, a compulsão alimentar na infância tem sido uma das grandes consequências da excedente utilização das telas eletrônicas. O alto consumo de alimentos é totalmente prejudicial a qualquer ser humano, uma criança não tem mera noção do quanto ela está sendo prejudicada com isso. Segundo o psiquiatra Lucas Bifano, isso acontece devido ao fato de uma pessoa estar totalmente ligada naquilo que está assistindo e acabam comendo sem perceber a quantidade e a qualidade do que está ingerindo. É inaceitável que crianças sejam sujeitas a transtornos sérios como este.
Portanto, medidas de caráter emergencial devem ser tomadas. Cabe as famílias se informarem mais, através de psiquiatras e psicólogos sobre os riscos de seus filhos terem acesso constante à dispositivos eletrônicos. Ademais o Governo juntamente com o Ministério da Educação, podem fazer uma campanha chamada "Infância Sim!" Nas escolas, com o intuito de mostrar para os alunos que é possível se divertir sem celular , tablet e etc. Assim, a situação tende a diminuir e as crianças não teram sua vida afetada pela internet como o Menino Maluquinho.
-