
Faça seu login
Acesse GrátisRedação #1162392
Previsão: 30/09/2022
Para a célebre pensadora Hanna Arendt "a essência dos direitos humanos é o direito a ter direitos". Entretanto, o pensamento da autora não condiz com a situação hodierna, uma vez que a população e o estado encontram entraves para retirar os cidadãos das ruas. Nesse sentindo, para encontrar uma medida para o impasse, convém analisar a falta de investimento por parte do estado e a invisibilidade do problema.
Diante esse cenário, o pouco que se é investido programas sociais corrobora o problema. Para Thomas Hobbes, o estado é o principal responsável pelo bem estar social.sob essa óptica, a tese do filósofo não se desdobra da realidade atual, pois, apesar do mundo obter recursos inesgotáveis, governadores e presidentes não utilizam de tal recurso para uma futura melhoria, no que tange a encontrar uma alternativa para retirar a população das ruas, salvando assim uma vida. Assim, é preciso intervir, urgentemente, a não perpetuação do revez.
Ademais, outro fatos que possuí íntima relação com o impasse é a questão invisível que esse problema é passado perante a sociedade. Nessa perspectiva, a filósofa Dijamila Ribeiro, afirma que é preciso tirar os problemas sociais da inviabilidade para, assim, encontrar soluções. De acordo com a afirmação da brasileira, a questão do pouco que se é investido, infelizmente, ainda não é amplamente debatido, o que, consequentemente, ocasiona um índice altíssimo de moradores de rua. Desse modo, é imprescindível que se o problema persiste, o progresso social não existiria.
Portanto, cabe ao Estado, por meio de leis e investimentos, com um planejamento adequado, estabelecer políticas públicas efetivas para que auxiliem na retirara desses mordedores de rua, a fim de encontrarem um abrigo para terem uma condição melhor de vida. Além disso, é de suma importância para que as instituições educacionais e midiáticas promovam, por meio de campanhas de conscientização para a sociedade discussões engajadas sobre o alto índice de moradores nas ruas, entendendo a relevância de buscarem uma condição de vida melhor aos indivíduos.
-