
Faça seu login
Acesse GrátisRedação #1204203
Sem Título
No Brasil colônia, as primeiras atividades econômicas foram a extração de pau-brasil, cana-de-açúçar e a pecuária. A partir disso, percebe-se que a perspectiva colonial ainda norteia o cenário atual, uma vez que o desenvolvimento econômico baseado na pecuária extensiva gera o aumento no número de empregos e, por outro lado, fomenta ainda mais o desmatamento advindo de suas consequências. Por isso, torna-se necessário o debate desses aspectos para o pleno desenvolvimento do corpo social.
Diante desse contexto, evidencia-se que o progresso financeiro do país estabiliza a sociedade pela formação empregatícia. Isso pode ser exemplificado através do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados-Caged- que mostra o setor do agronegócio com um saldo positivo de 141 mil novas vagas de emprego por ano. O ocorrido é essencial para compreender a realidade, visto que esse acontecimento promove a redução dos limites sociais existentes, tais como: a desigualdade entre classes e a fome,favorecendo tanto a econômia interna quanto externa com as exportações comerciais. Logo,a fluidez da economia é essencial para garantir a diminuição dos celeumas existentes no insterior da nação.
Além disso, cabe mecionar que o agronegócio urge ao desmatamento trazendo consequências graves para o território nacional. Essa questão pode ser vista através do documentário "Sob a Pata do Boi" que mostra os impactos das empresas sobre a Amazônia, descatacando-se por 20% de área derrubada. Fora das telas, esse repertório é acelerado constantemente, haja vista que para a ocorrência de produção, deve-se ter um campo disponível maior, e, com isso, afeta nas mudanças climáticas do país, ficando mais quente,consequentemente, favorecendo o aquecimento global pela escassez das cadeias de oxigênio. Desse modo, o setor primário vira uma barreira para a asseguração sustentabilidade e preservação da maior floresta mundial
Portanto, destaca-se que o agronegócio, além de seus limites, beneficia a população gerando mais renda e tendo um destaque importante nas relações exteriores,e, de outro ângulo, aumenta as consequências ambientais. Para isso, compete ao Ministério da Agricultura investir em programas com o intuito de manter a relação entre econômia e ambiente sustentável no país. Ademais, as instituições públicas devem promover palestras sobre a conscientização do desmatamento acerca das condições climáticas, que são diretamente proporcionais. Assim, o Brasil colônia não representará mais a sociedade atual.
São José de Ribamar - MA
Nota Geral