
Faça seu login
Acesse GrátisRedação #1239344
Inflação é uma expresão usada para se reverir ao aumento significativo de preços de bens e serviços, representando o aumento de custo de vida e a desvalorisação do poder de compra. Podemos perceber a inflação sendo aplicada quando vamos no supermercado, por exemplo. Os preços dos produtos estão cada vez mais caros, não atigindo o mesmos valor praticado a 10 ou 20 anos atrás. Além dos preços dos mercados, a inflação impacta nos valores de itens de longo prazo, como mensalidade de faculdades ou de pós-grauduações, ou itens maiores, como automoveis e alugueis.
De acordo com os economistas, a inflação que esta ocorrendo com o valor de compra dos brasileiros, afetam, principalmente, os mais pobres, pois os itens que mais estão subindo são os mais essenciais, como alimentos, energia e gás de cozinha, quais tem o maior peso nas cestas das familias de menor renda.
De acordo com Guilherme Moreira, coordernador da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Economicas a Inflação também afeta as familias de classes elevadas, mas elas conseguem ajustar o orçamento cortando despesas, como viagens, por exemplo. Além disso, as classes mais altas, quais ja tem algum tipo de investimento financeiro, conseguem se beneficiar do alto custo do juros e aumentar o rendimento de suas aplicações, quais as familias mais pobres não tem condições de lidar com esse aumento de preço. Para que o nivel de pobreza por conta da Inflação diminua, o correto seria o aumento de renda da população, porem, com o alto nivel de desemprego e o baixo crescimento economica contribuem para que as familias não consigam recuperar o poder aquisitivo ou acompanhem, ao menos, a inflação, dizem economistas.

São José dos Campos - SP