
Faça seu login
Acesse GrátisRedação #1243983
AS PRINCIPAIS ECONOMIAS DO MUNDO VÊM SOFRENDO DIVERSOS IMPACTOS,POR CAUSA DA PANDEMIA COVID-19 E A GUERRA ENTRE RÚSSIA E UCRÂNIA. NO BRASIL NÃO FOI DIFERENTE,DEVIDO A ESSES ACONTECIMENTOS, A INFLAÇÃO DISPAROU ATINGINDO DOIS DÍGITOS,O QUE NÃO ACONTECIA DESDE OS ANOS 90. NESTE CONTEXTO,TEM-SE QUE FAZER UMA ANÁLISE SOBRE AS CAUSAS E OS EFEITOS PARA O BRASIL.
O PROFESSOR,DAVI SIMÃO SILBER,DO DEPARTAMENTO DE ECONOMIA DA USP FAZ UMA ANALOGIA COM A MEDICINA:"A INFLAÇÃO É PARECIDA COM UMA PESSOA DOENTE QUE ESTÁ COM FEBRE.A INFLAÇÃO É A FEBRE,OU SEJA,O SINTOMA.NÃO PODE COLOCAR O DOENTE NO GELO, TEM QUE DESCOBRIR QUAIS SÃO AS CAUSAS".SEGUNDO O BANCO CENTRAL DO BRASIL,ALGUMAS RAZÕES PODEM LEVAR O AUMENTO DA INFLAÇÃO SÃO:PRESSÃO DE DEMANDA,PRESSÃO INFLACIONÁRIA,PRESSÃO DE CUSTOS.EFIM, NESTE MESMO CONTEXTO, BUSCA-SE UMA DEFLAÇÃO COM SALÁRIO COM PODER DE COMPRA,PARA QUE OS PREÇOS DOS PRODUTOS E SERVIÇOS FIQUEM ESTÁVEIS.
O PRÓXIMO PASSO,SÃO OS EFEITOS,QUE SÃO DEVASTADORES. DIFICULDADE NO PLANEJAMENTO FAMILIAR E FINANCEIRO. ATRAPALHANDO O DESENVOLVIMENTO DO PAÍS,PORQUE TRAZ MUITOS RISCOS,FALTA DE NOVOS INVESTIMENTOS,COM ELEVAÇÃO DOS ÍNDICES INFLACIONÁRIOS GERANDO UM CENÁRIO BASTANTE PREJUDICIAL PERANTE MERCADO INTERNACIONAL.NESTE MESMO CONTEXTO,TEM-SE O GRANDE MAL,DE TODOS ELES,QUE É A INFLAÇÃO - QUE O PROFESSOR DAVI DESIGNA "IMPOSTO DOS POBRES"- OU SEJA O POBRE CADA VEZ MAIS POBRE,DEVIDO UMA MÁ DISTRIBUIÇÃO DE RENDA.
AO QUE PESE,A INFLAÇÃO ULTRAPASSAR DOIS DÍGITOS,É IMPORTANTE TERMOS AÇÕES CERTEIRAS E RÁPIDAS PARA EVITAR FICÁRMOS PARA TRAZ.PORTANTO,É NECESSÁRIO MEDIDAS DE CURTO E MÉDIO PRAZO PARA ARREFECER A INFLAÇÃO.CABENDO AO PODER EXECUTIVO FAZER INTERVENÇÃO NA POLÍTICA MONETÁRIA E TAXAS DE JUROS,JUNTO AO BANCO CENTRAL.
-