
Faça seu login
Acesse GrátisRedação #1244036
Na obra Utopia, de Thomas More, é apresentada uma sociedade perfeita a qual todos dispõem das mesmas condições de vida. Fora da ficção, a nação brasileira rompe com o enredo supracitado por conta dos impactos que a inflação econômica gera na sociedade. Nesse sentido, a população pobre é a que mais se prejudica, por conta da desigualdade socioeconômica que ocasiona um reajuste em suas contas finais.
Sob esse cenário, convém enfatizar que a desigualdade social entre classes é um fator que agrava a problemática. Nesta óptica, segundo o Índice de Gini, o Brasil está entre as nações mais desiguais do mundo devido à disparidade de renda. Nesse sentido, a população mais carente, sofre com salários menores e acaba por pagar a mais nos preços dos produtos, além de não encontrar uma ampla rede de variedade, como é possível em regiões mais abastardas. Dessa forma, com a apatia do Estado sobre a população pobre, estes continuam pagando mais e enfrentando problemas maiores com a inflação do que os mais ricos, que possuem meios e ajuda do Estado, assim, a problemática continua.
Paralelamente, por não terem renda suficiente para o básico, o reajuste nas contas é um fator que colabora no impasse. Nesse contexto, o geógrafo brasileiro, Josué de Castro, no livro "Geografia da fome", expõe como que a população mais debilitada sofre com o aumento nos mercados e passam a enfrentar a situação da fome. Neste viés, como a inflação sempre pesa nos produtos mais básicos, os mais pobres não conseguem repor o necessário e se sustentam com quantidades minímas, por conseguinte,enfrentam a fome comprovando a análise do geógrafo. Sendo assim, os mais deficitários, mesmo com a inflação que é algo global, acabam sempre por se prejudicar mais.
Em suma, a inflação na economia brasileira é um problema social que prejudica os mais pobres e precisa ser combatido. Portanto, compete ao Ministério da Economia, cuja função é reger a economia brasileira, entrar com projetos que minimizem os danos da inflação com a regulação dos preços no mercado, com uso de pesquisas de campo que combinem os salários com os valores dos produtos, assim, a inflação não atinge com forças maiores os mais carentes. Feito isso, a sociedade se aproxima da nação do livro Utopia.
São Bernardo do Campo - SP