
Faça seu login
Acesse GrátisRedação #1248960
Previsão: 08/11/2022
"Ensaio sobre a cegueira" retrata a invisibilidade de determinados problemas sociais. Na realidade brasileira, a crítica de Saramago é verificada na vida da população mais pobre, visto que são os mais afetados pelo aumento da inflação econômica e se tornam invisíveis diante de tal cegueira social. Nesse contexto, percebe-se a consolidação de um grave problema em virtude da desigualdade social e da negligência governamental.
Nesse cenário, em primeiro plano, é preciso atentar para a desigualdade social que afetam os grupos de baixa renda. A "isonomia" é a garantia de oportunidades iguais mesmo em condições diferentes. No entanto, a realidade é pouco isonômica no que tange a inflação econômica, visto que as classes mais elevadas conseguem controlar seus gastos desnecessários afim de continuar com o poder de compra, outrossim, as classes mais baixas se tornam impossibilitadas de comprar itens de necessidades básicas, tendo em vista o salário baixo e os preços altos.
Nesse contexto, em segundo plano, é preciso atentar para a negligência governamental presente na questão. Para o filósofo Thomas Hobbes, o estado é responsável por garantir o bem-estar dos cidadãos. No entanto, tal responsabilidade não tem sido honrada quanto à gestão dessa problemática, visto que o aumento da população afetada tem sido recorrente e medidas que visam a melhoria no seguimento do desemprego e salários baixos não tem sido implementadas. Assim, percebe-se a urgência de proporcionar oportunidades para a inclusão social desse grupo.
Por tanto, indubitavelmente, medidas são necessárias para combater a inflação econômica no Brasil. Nesse sentido, as escolas - responsáveis pela tranformação social - devem realizar uma campanha de conscientização por meio de palestras e ações comunitárias capazes de solucionar a desigualdade social.Paralelamente, é preciso intervir sobre a negligência governamental presente no problema.
-