
Faça seu login
Acesse GrátisRedação #1257532
Previsão: 18/11/2022
O romance filosófico "Utopia" - criado pelo escritor inglês Thomas Morus no século XVI-retrata uma civilização perfeita e idealizada, na qual a engrenagem social é altamente segura e desprovida de conflitos e problemas. Tal obra ficticia, mostra-se distante da realidade contemporânea no tocante aos efeitos sociais da inflação econômica problema ainda a ser combatido no Brasil. Esse panorama lamentável ocorre não só em razão da elevação generalizada dos preços de produtos e bens de consumo, mas também da redução de ofertas de empregos. Desse modo, torna-se fundamental a análise dessa conjuntura para reverter esse quadro.
Nessa linha de raciocínio, é primordial destacar que a carência de investimentos na expansão da capacidade produtiva deriva da ineficiência do Poder Público, no que conceme a criação de mecanismos, os quais coíbam tais recorrências. Sob a perspectiva do filósofo contratulista John Locke, o Estado foi criado por um pacto social para assegurar os direitos fundamentais dos indivíduos e proporcionam relações harmônicas. Entretanto, é notório o rompimento desse contrato social mo cenário hodiemo brasileiro, visto que, devido á baixa de atuação das autoridades as ofertas de produtos de bens e serviços se elevam, logo, causando o aumento generalizado dos preços dos produtos. Destarte, fica evidente o ineficiência da máquina administrativa na resolução dessa situação caótica.
Além disso, a carência de oportunidades de empregos apresenta-se como outro desafio da problemática. De acordo como Papa João II, o desemprego do homem deve ser tratado como tragédia e não como estatística econômica. Tal conceito abordado é materializado no Brasil, haja vista que a classe trabalhadora teve sua renda diminuída ao longo da pandemia. O desemprego aumentou, as novas contratações tem sido com salários menores ou trabalhos precários e em tempo parcial. Logo, tudo isso retarda o combate à inflação econômica no país, já que a falta de melhores ofertas de emprego contribui para a perpetuação desse quadro deletário.
Infere-se, portanto, a necessidade de mitigação dos entraves em prol da diminuição da inflação econômica brasileira. Assim, cabe ao Congresso Nacional, mediante o aumento do percentual de investimentos, o qual será proporcionado por uma alteração na Lei de Diretrizes Orçamentárias, ampliar o aumento salarial para todos os trabalhadores, por meio de reuniões nos sindicatos ministradas por profissionais especializados na área econômica, com o objetivo de trazer mais oportunidades para que os indivíduos possam ter maior poder de compra e melhores ofertas de empregos. Dessa forma, poder-se-á concretizar a "Utopia" de Morus na sociedade brasileira.
-