
Faça seu login
Acesse GrátisRedação #1258227
Previsão: 22/11/2022
O escritor inglês Thomas More retrata em sua obra "Utopia" uma sociedade perfeita, na qual há a ausência de conflitos e problemas. No entanto, o que se observa na atual realidade é o oposto do que o autor prega, uma vez que a inflação cresce cada vez mais no Brasil, o que dificulta a realização dos planos de More. Esse cenário é preocupante tanto pela negligência do governo, quanto pela desigualdade social existente no país. Diante disso, torna-se indispensável a discussão desses aspectos.
Em uma primeira análise, é crucial pontuar que a inflação origina-se da baixa atuação do governo, no que diz respeito à criação de medidas para combatê-la. Nesse sentido, fica claro o motivo de ela crescer cada vez mais. Essa situação, segundo as ideias do filosófo John Locke, configura-se como uma violação do "contrato social", já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como moradia e alimentação, o que infelizmente é evidente no país.
Ademais, é crucial apontar a desigualdade social como agravante da inflação no Brasil. Segundo o artigo 5° da Constituição Federal, todos os cidadãos são iguais perante a lei, porém isso não passa de apenas palavras escritas, visto que existe tanta pobreza e fome no país. Perante a isso, é perceptível a gravidade de toda essa situação que acontece atualmente. Tudo isso retarda a resolução desse problema, já que contribui para a sua perpetuação.
Em vista do que foi mencionado, faz-se necessário a adoção de medidas que combatam a inflação decorrente no país. Por conseguinte, cabe às autoridades e a população executarem devidamente as leis, promover paz e conforto para a população, a qual possa desfrutar de seus direitos, por meio de mudanças de atitudes, principalmente do governo que comece a agir conforme a legislação, com o propósito de acabar com tamanha desigualdade. Dessa forma, o mundo será um lugar mais agradável e harmônico a todos, e a realidade escrita por Thomas More será possível.
-