Redação #959603
Previsão: 01/04/2022
Tema:O vício em games como distúrbio menta e suas implicações
No curta metragem "Best friend",produzido pela gobelins,retrata a vida de um rapaz viciado em um game virtual de imersão,no qual ele possui o mesmo comportamento de um dependente de drogas,de tal forma que ele gasta todo seu dinheiro para conseguir mais tempo no jogo.Fora da ficção,o vício em games é a realidade de muitos brasileiros,que ocorre graças a falta de destaque a esse distúrbio.Sob essa óptica,cabe salientar o descaso com essa doença e os jogos serem feitos para serem viciantes como agravantes do revés.
Diante desse cenário,vale ressaltar que um vício é um hábito repetitivo que degenera ou causa prejuízo ao sujeito ou aqueles ao seu redor.E que segunda a Organização Mundial de saúde essa compulsão é considerada uma doença física e psicoemocional.Entretanto,apesar de ser uma patologia a um grande estigma com o vício em games.O que decorre devido a essa doença ser ignorada e subestimada,uma vez que as pessoas relativizam e acreditam que seja normal o comportamento de jogar por muito tempo.E isso,consequentemente,afeta principalmente as crianças e adolescentes que são mais propícios a esse vício,o que tem como desfecho doenças físicas e mentais aos jovens.
Ademais, é oportuno mencionar a indústria cultural,teoria defendida por Adorno e Hokheimer,que afirma que as indústrias capitalistas com o objetivo de ganhar dinheiro massificam e uniformizam o seu conteúdo e produtos para atrair o público.Máxima comprovada,quando apontado que as empresas de jogos,visando o lucro e conseguir maior quantidade de jogadores,padronizam seus jogos tornando eles extremamente realistas e com missões intermináveis;a fim de que os games se tornem mais interessante,fazendo com que os indivíduos passem longos períodos imersos nos jogos,e logo gastando mais.Desse modo, é evidente a necessidade de mitigação dessa problemática
Portanto,para que ocorra a atenuação desse quadro,cabe ao Poder Executivo junto ao Ministério da Comunicação e das grandes mídias(como Facebook e Instagram
)realizarem um programa de conscientização,no qual quebre o estigma e de destaque ao revés e também informe as estratégias das grandes empresas de games para manter as pessoas jogando,por meio de palestras e campanhas informativas,que serão realizados em locais públicos,como escolas e bibliotecas.Além disso,as famílias devem colaborar através do monitoramento e definição de horários,para que evite que os jovens se tornem viciados.Tudo com o fito de que a realidade dos cidadãos do país tupiniquim se distancie da animação "best friend"
Obs:eu refiz a redação
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