
Faça seu login
Acesse GrátisRedação #1098516
A Constituição Federal de 1988, norma de maior hierarquia do sistema jurídico brasileiro, assegura direito á educação a todos os residentes do país.No entanto, percebe-se uma falha na efetivação desse princípio da lei maior, uma vez que a valorização da educação e da pesquisa através de museus no Brasil surge como um complexo desafio a ser sanado. Nesse sentido a negloigÊncia estatal e a displicÊncia da escola protagonizam a manifestação do revés.
Primordialmente, faz-se necessário discutir sobre a importância dos museus, instituições que preservam a memória cultural de diversos povos e desenvolve pesquisas e ações educacionais através de acervos históricos como fazia o Museu nacional, fundado após a chegada da corte real no brasil em 1808.
Ademais, a deficiência orçamentária e a desvalorização dos museus pela sociedade, e até mesmo pelo governo, foram responsáveis por acidentes fatais e, consequentemente pela destruição de milhares de acervos contendo resgistros importantes da história do Brasil.
Perante o exposto, são necessárias medidas para solucionar a problemática abordada, como a criação de verbas destinadas aos museus brasileiros, pelo governo federal e parcerias com instituições de ensino que promovam iniciativas e possibilidades didáticas com a finalidade de tornar o museu um patrimônio de valor e um aliado a educação no Brasil.
-