
Faça seu login
Acesse GrátisRedação #1100812
Na obra "Os Miseráveis" do autor e poeta francês Victor hugo, o personagem Jean Valjean vive em uma situação degradante ao não encontrar abrigo e ao ser marginalizado pela sociedade. Ao sair da ficção e analisar o contexto atual, é nítido que a problemática apresentada repercute a mídia. Dessa maneira, por falta de interferência do estado, inúmeros indivíduos ainda não possuem acesso á um lar e á uma vida digna como todo cidadão. A partir desse contexto, não se pode hesitar, é imprescindível compreender os impactos gerados na vida das pessoas em situações de rua.
Com efeito, é nítido que as sérias consequências que a crise econômica provoca atualmente não afeta somente a vida de milhares de brasileiros que não são invisibilizados com relação á cidadania, mas também acarretou diversas implicações para os moradores de rua, visto que, os resultados que já se mostravam nada agradáveis se intensificaram em decorrer da pandemia e também da negligência por parte da comunidade. Sendo assim, os sem-teto continuam sendo colocados á margem da sociedade.
Diante deste cenário, há inúmeros fatores que, por sua vez impedem a resolução desta problemática, como por exemplo: a falta de empatia por parte da população, o que também reflete na presença do preconceito com relação aos sem-teto. Além disso, a exclusão do diferente se mantém e o caráter da desigualdade continua se manifestando de forma deliberada sobre aqueles que mesmo vivendo em território nacional não possuem a oportunidade de vivenciar a cidadania, o que é de conhecimento geral. Tirar pautas como esta da invisibilidade e analisá-las com um olhar maduro e realisa é necessário para que a sociedade aprenda a fugir de análises simplistas.
Dessa forma, medidas são necessárias para solucionar o tema problematizado. Tal ação deverá ocorrer por interferência do Poder Público, mas especificamente a Secretaria Nacional de habitação, que deverá agir através da fiscalização nas ruas, com o objetivo de tirar pessoas que vivem nestas situações. Além disso, seria de suma importância se o Ministério da Educação implantasse nas instituições aulas á respeito desta problemática com o objetivo de conscientizar e acabar com essa universalidade que exclui. Afinal, assim como o protagonista de "Os Miseráveis" todos aqueles que buscam abrigo precisam encontrá-lo no território nacional.
-