
Faça seu login
Acesse GrátisRedação #1103430
No poema "O bicho", Manuel Bandeira relata o que parece ser um animal revirando lixo atrás de comida mas, se assusta ao ver que o animal é um homem. Saindo da literatura a situação é vigente especialmente nos grandes centros, apesar disto, a sociedade e governos fecham os olhos para a situação. É preciso viabilizar os moradores de rua e prover a ajuda adequada, os tirando da rua para assegurar seus direitos e livra-los da violência.
Em uma primeira análise, é preciso tratar de retirar os moradores em condição de rua. Segundo o artigo sexto da constituição, é dever do Estado promover moradia a todos mas, é claro que este falha com sua função, assim se pondo como uma instituiçao zombie, termo proposto por Bauman para intituições que não cumprem seu papel. Com a inadiplência do Estado, a população se vê sem ajuda, indo as ruas, onde seus direitos são infrigidos a cada momento rompendo os principios estabelecidos pela constituição.
Paralelamente a isto, vivendo nas ruas, a população é mais sucetivel a sofrer e cometer atos violêntos. No filme Psicopata Americano, o protagonista agride e mata um morador da rua por acreditar que este não é ninguém. A situação foge da ficção e está presente em nossa sociedade. Além disso, a população também está mais propença a cometer atos violentos devido ao uso de intorpecentes para fugir de sua realidade e com isso, passam a ser visto de forma deplorável por uma sociedade que tudo o que quer é apaga-los e os desumanizar.
Em síntese, é necessário olhar para os moradores de rua e encara-los como um problema social. Cabe a portanto as prefeituras das cidades prover lares a população, reformando prédios abandonados, para retira-los das ruas através de parcerias com construtoras, além de disponibilizar auxilios para que eles tenham condição de se manter fora das ruas, assim, cenas como de "o bicho" deixam de ser tão frequentes.
São Bernardo do Campo - SP