
Faça seu login
Acesse GrátisRedação #1107975
O drama cinematográfico "Os suspeitos" ilustra o desespero de um pai que enfrenta a pífia atuação do departamento de polícia na busca por sua filha desaparecida. De forma análoga à ficção, milhares de brasileiros desaparecem todos os anos e a busca pelos mesmos é morosa e ineficiente. Isso ocorre tanto pela omissão do Estado na investigação dos desaparecimentos quanto pela falta de empatia social acerca desse problema.
Em primeira análise, é imperioso notar que o estado é negligente na problemática supracitada. Sob essa ótica, o sociólogo polonês Zygmunt Bauman definiu o conceito de "Instituições Zumbis" como entidades que não deixaram de existir, porém não cumprem o papel social ao qual se propuseram inicialmente. Dessa forma, o Estado é falho no que tange a busca pelas pessoas desaparecidas, visto que muitos casos não configuram crime e não são investigados pelos órgãos de segurança. Isso ocorre tanto pela ineficácia legislativa quanto pela ausência de um corpo técnico especializado e suficiente para suprir a demanda de investigação, o que, por sua vez, torna a ação pouco abrangente e extremamente morosa. Por conseguinte, fica nítido que a omissão estatal é um grave revés na questão dos desaparecidos no Brasil.
Ademais, é justo apontar que o egoísmo da sociedade está no âmago da questão. Sob esse viés, o filósofo Byung Chul-Han denota que o século XXI é dominado por uma sociedade na qual a individualidade é extremada em detrimento do altruísmo. Nesse panorama, o indivíduo, imerso em si mesmo, não é capaz de enxegar e se sensibilizar com a dor do outro. No que diz respeito à questão dos desaparecidos no Brasil, não há reconhecimento social e engajamento na causa, de modo que a sociedade permanece inerte diante do sofrimento de milhares de famílias que buscam pelos seus entes.
Torna-se evidente, portanto, que esse grave impasse deve ser solucionado. Urge que o Congresso Nacional - órgão que exerce as funções do Poder Legislativo - extenda a lei de busca aos desaparecidos à todas as idades, de forma a abranger a nação e garantir a investigação dos casos de desaparecimento. Faz-se necessário, ainda, suprir a demanda por um corpo técnico especializado na busca de pessoas ausentes, por meio de contratação de pessoal e capacitação do quadro técnico atual. Desse modo, a sociedade brasileira estará, enfim, mais próxima de reverter os entraves retratados na dramaturgia.

Passos - MG