
Faça seu login
Acesse GrátisRedação #1120708
Previsão: 31/08/2022
Na obra "O Cidadão de Papel", o Jornalista Gilberto Dimenstein crítica o sistema de leis do Brasil, o qual possui uma boa elaboração, porém carece de efetividade, na prática. Sob esse viés, a crítica da obra sobre dita se aplica no contexto nacional quanto a população de rua, pois é uma questão a ser solucionada. Logo é necessário medidas para solucionar o impasse, que é motivada pela indiferença governamental e social.
Em primeira análise, evidencia-se a situação precária dos cidadãos de rua. Nesse contexto, o filósofo Zygmund Bauman criou a expressão "Instituição Zumbis", a qual diz respeito ao fato de que algumas instituições, como o Estado, estão perdendo sua função social. Nessa ótica, tal teoria é constatada no contexto brasileiro, uma vez que o Poder Público não ajuda à população em situação de rua, que acarreta a fome, exposição a violência, mau atendimento à saúde, e no inverno sofre com o frio, pois não tem com o que se agasalhar. Dessa forma, devido à omissão governamental, à problemática é agravada no meio social.
Depreende-se, portanto, a adoção de medidas que venham amenizar à população de rua. Dessa maneira cabe ao estado e ao governo, através de doações, abrigo, campanhas e com apoio de todos, interessar-se a ajudar ao próximo. Somente assim poderá dar o primeiro passo para um Brasil melhor.
-