
Faça seu login
Acesse GrátisRedação #1174421
A Constituição Federal de 1988 , documento jurídico mais importante do país em seu artigo 6 prevê o direito á moradia como inerente a todo cidadão brasileiro. No entanto , tal questão não tem se ressoado com excelência quando se observa a situação da população de rua no Brasil , dificultando, a universalização desse direito tão importante.Diante de tal quadro , cabe avaliar os fatores que favorecem esse quadro.
Primeramente , deve ressaltar á ausência de medidas governamentais para tentar driblar esse problema. Nesse sentido , cabe destacar que a falta de políticas e de investimentos sociais corroboram ainda mais para esse cenário que exclui essa parcela da sociedade os tornando um corpo invisível , sem cidadania.
Por conseguinte, é fundamental apontar que a exposição sem apoio básico á pessoas em situação de rua pode acarretar em problemas como: o alcoolismo,depressão ou até mesmo abusos psicológicos e sexuais , principalmente de crianças e adolescentes.Segundo o filósofo grego Aristóteles a política deve ser articulada pelos pelos homens afim de alcançar o equilibrio socialenfatizando a consequência estrutural em uma sociedade quando a mesma carese de ações de eixo governamental e estrutural.
Diante do exposto , urge que o Ministério de contas da União juntamente com o Ministério da Saúde promova saraus e campanhas voltados para a saúde básica afim de combater a invisibilidade social dessas pessoas que moram rua e levar a informação até esse público de forma mais simples. Dessa forma, será possível tornar uma sociedade mais justa e alinhar a prática como que está previsto na constituição de 1988.

- DF