
Faça seu login
Acesse GrátisRedação #1208621
Na obra "Utopia", do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega, uma vez que o elavado número de moradores de rua apresenta barreiras. Tal cenário perdura devido à negligência estatal e ao comportamento narcisista da sociedade. Desse modo, faz-se necessária a análise desse cenário, em busca de possíveis soluções.
À vista disso, vale ressaltar que a ausência governamental contribui para a persistência desse entrave. Segundo a Constituição Federal de 1988, em seu artigo 5°, todos são iguais perante a lei. Contudo, isso não é garantido, visto que o governo não contribui com a devida atenção às necessidades especiais que essa parcela da população precisa. Logo, é inadimissível que, em uma sociedade democrática, haja tanto descaso em relação à essa problemática.
Além disso, a omissão da sociedade consiste em mais um motivo desse impasse. Todavia, ao analisar o silenciamento da nação frente ao problema, é possível perceber a invizibilização dos mais necessitados. O que perpetua a desinformação dos cidadãos, de forma à causar obstáculos em suas vidas. Dessa maneira, é inaceitável que esse assunto não seja abordado, com o intuito de elucidar a sociedade, para que a resolução comece a ser pensada.
Portanto, são necessárias medidas para combater esse revés. Para isso, é necessário que o Executivo -órgão responsável pela manutenção da sociedade- invista mais em infraestruturas de qualidade e profissionais capacitados para o melhor gerenciamento, por meio de mais verba direcionada à tal questão, com o fito de melhorar o corpo social. Ademais, o povo deve procurar conhecimento perante esse impasse, pelos canais de comunicação, para assim, favorecer o desenvolvimento de empatia por parte das pessoas. Somente assim, poderá ser visto um Brasil que segue para o cumprimento da premissa de More, em sua Utopia.
Morrinhos - GO