
Faça seu login
Acesse GrátisRedação #1226029
Previsão: 26/10/2022
A Constituição Federal de 1988 - documento jurídico mais importante do país - prevê em seu artigo 6°, o direito à educação como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa a desvalorização dos museus na área da pesquisa e educação, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.
Sobretudo, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a desvalorização dos museus. Nesse sentido, devido ao baixo orçamento destinado à cultura do país, teve como efeito a quantidade insuficiente de funcionários para a manutenção do local e as infraestruras precárias. Diante disso, houve consequências como a tragédia do Museu da Lingua Portuguesa (2015). Essa conjuntura, segundo os ideais do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do "contrato social", visto que o Estado não cumpre a sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a educação, o que infelizmente é evidente no país.
Segundo a História, os museus foram criados com o intuito de preservar o saber e o conhecimento de um povo. Nesse viés, os museus contribuem muito para a cultura e a educação de uma nação. Porém, a falta de interesse da sociedade morderna acarretou em uma série de problemas. A exemplo disso, a diminuição no desenvolvimento de pesquisas científicas e a desvalorização cultural do país. Desse modo, a filósofa francesa Simone de Beauvoir já afirmou que "o mais escandaloso dos escândalos é que nos habituamos a eles", assim pode facilmente relacionar ao problema, já que mais escandaloso do que a ocorrência da problemática é o fato da população se habituar a essa realidade.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Ministério da Educação e Cultura - órgão responsável pela manutenção da educação e da cultura - elabore campanhas e projetos. Tal medida deve ser realidade por meio das redes midiáticas, a fim de atingir um maior número de pessoas. Logo, valorizando a educação e as pesquisas através dos museus.
- ES