
Faça seu login
Acesse GrátisRedação #1240745
na minha letra dá 30 linhas certinho kkkk
Na obra "Odisseia", do escritor Homero, vê-se o protagonista, após a guerra de Troia, cruzando, com muita persistência, um oceano repleto de monstros. É possível estabelecer uma comparação entre essa passagem e as investidas contra os LGBT e seus direitos, já que esse "monstro" contemporâneo tem dificultado a navegação harmônica da sociedade brasileira, exigindo dela uma postura de enfrentamento perante tal entrave. Desse modo, cabe analisar essa questão.
De antemão, nota-se que o Estado tem se afastado de seu caráter democrático ao permitir que esse problema persista. Isso porque existe um déficit no processo de aplicação da lei vigente, uma vez que, de acordo com o Supremo Tribunal Federal, já existem regulamentações que garantem a integridade dos LGBT, mas essas não vêm sendo aplicadas de fato. Tendo como base os estudos do filósofo Charles de Montesquieu para esclarecer esse cenário, entende-se que a falta de regulação entre os três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) tende a intensificar a negligência de garantias constitucionais.
Além disso, compreende-se que aceitar essas adversidades é banalizar o mal. Apesar disso, parte da população tem adotado uma postura inerte diante dessa situação, posto que o medo de serem marginalizados por defender a causa do movimento sem fazer parte dele tem gerado certa apatia nesses indivíduos. Esse fato reitera os discursos da filósofa Hannah Arendt, pois se vê que as pessoas vêm perdendo a capacidade de diferenciar o certo do errado devido a um processo de massificação cultural.
Convém, portanto, ressaltar que as investidas contra os LGBT e seus direitos devem ser superadas. Para isso, é necessário exigir do Poder Judiciário a aplicação da lei vigente, através da mídia, maior veículo comunicativo gerador de opiniões, com o objetivo de reivindicar a efetivação da constituição. Ainda, é preciso garantir a conscientização do meio social, por meio de projetos educativos em escolas e residências, para que haja a adoção de uma postura não resignada diante dessa problemática. Assim, seria possível a "navegação" harmônica da sociedade, como na obra de Homero.
Vitória de Santo Antão - PE
Nota Geral